At the time of the proclamation of the indictment in which the practice of the crime of torture and other cruel treatment was imputed (IGAI) announced the opening of an investigation “for fact-finding” about a complaint of an aggression against an autistic child, in Beja, by a PSP agent.
“A IGAI abriu um inquérito para apuramento dos factos relacionados com uma queixa apresentada que dava conta de uma agressão a criança autista, of 13 year old, in Beja, alegadamente cometida por agente da PSP”, adiantou este organismo num comunicado publicado hoje na sua página oficial.
The agent of the Public Security Police (PSP) em causa terá agredido a criança de 13 years to 6 November, na sequência de um jogo de futebol.
O caso terá ocorrido no campo nº. 2 of the Sports Complex of Beja, quando o agente, trajando à civil, terá maltratado o menor, que tinha acompanhado o avô, também polÃcia e que estava a fazer um serviço gratificado no jogo de futebol entre o Desportivo de Beja e o Vasco Gama de Vidigueira, a contar para o Campeonato Distrital de Juvenis.
Na passada terça-feira o superintendente Raul Glória Dias, que dirige o Comando Distrital de Beja da PSP, confirmed that “foi apresentada uma queixa por uma familiar do menor, e o polÃcia de serviço [no jogo, avô do rapaz] fez informação sobre a ocorrência”. O comandante acrescentou que a queixa “foi remetida para o Ministério Público”, mas já “aberto um inquérito interno para apurar a realidade dos factos”.