Cities are made up of the stories they tell and others that inspire those who look at them and feel like a mother house. Each street is a verse of a stanza that ends in a never finished poem. Because cities have in their design the perpetual movement of those who inhabit them.
A partir do romance “Não há seda nas lembranças”, todo ele decorrido nas ruas de Beja, propõe-se um passeio comprometido com as histórias da cidade e suas personagens. Algumas reinventadas a partir da memória oral e escrita. Efabular um romance na rainha da planície é o exercício de entrar dentro do tempo passado, para o contar no presente, sem deixar de interrogar o futuro. A pé caminharemos com vagar enquanto uma teia de episódios marcantes tece a nossa capacidade de entender e conhecer os lugares e as suas gentes. Lutas liberais, guerra civil de Espanha, expulsão dos judeus, cartas de amor nas invasões francesas, revoltas campesinas, estórias rocambolescas do bairro, serão contadas e partilhadas pelo autor como um segredo recriado para se tornar numa memória coletiva. Sem esta imprescindível memória definham as cidades e quem nelas ainda habita.
TEMA: “No tecer da Memória”, 14 January, 10H30, Republic square, Meeting point: Republic square. Inscrição necessária: turismo@cm-beja.pt / 284 311 913 (Limitadas a 45 people)
Jorge Serafim (contador de histórias]
Contador de histórias, humorista e promotor do livro e da leitura, percorre o pais de norte a sul, divulgando os contos de tradição oral e em contextos escolares, bibliotecas públicas, festivais de teatro, feiras do livro. Como narrador tem efetuado participações na Argentina, Uruguay, Cape Verde, Spain, Macau, Switzerland, Luxembourg.
Humorista com incursões em diversos formatos televisivos, conta com centena de espetáculos realizados em auditórios, empresas e centros culturais, assim como em festivais de humor.
Autor de diversos livros, poetry, romance, infanto-juvenil.
É membro do grupo Tais Quais, coletivo musical que já tem editado dois cd’s de originais e um ao vivo.