Beja: New SNS24 Line "call center" without ULSBA nurses.


The new “call center” of the SNS24 Line that has been operating in Beja since the last day 30 of December, does not have any nurse working at the Local Health Unit of Baixo Alentejo (ULSBA) working as an operator.

A nova estrutura resultou de uma parceria entre o Algarve Biomedical Center (ABC) and telecom operators Altice, which owns the operation of the SNS24 Line.

No início da semana o presidente do Algarve Biomedical Center (ABC) revelou que o centro de atendimento “começou a funcionar com 40 operators, between nurses and students in the last year of the nursing course at the Polytechnic Institute of Beja”, summarized Nuno Marques. “Nos próximos 15 days, esperamos ter 80 operadores formados para trabalhar no centro de atendimento”, materialized.

The Lidador News (LN) questionou o Conselho de Administração da ULSBA sobre quantos enfermeiros com ligação laboral ao Serviço Nacional de Saúde que prestam serviço nos hospitais de Beja de Serpa e nos diversos centros de saúde do distrito de Beja, estão a trabalhar para a nova estrutura. A resposta foi a de que “até ao momento, não estão a trabalhar no call center de beja enfermeiros da ULSBA”, tendo ainda sido esclarecido que “nos Recursos Humanos da Unidade não entrou qualquer pedido de acumulação de funções”, justificou a administração.

Sob anonimato um profissional de enfermagem disse ao LN que não aceitaram trabalhar como operadores porque “as condições eram pouco aliciantes para a função a desempenhar”, concluded.

Questioned the Planning Services, Marketing and Communication of the Polytechnic Institute of Beja (IPBeja) quanto ao número de alunos que tem o último ano do curso de enfermagem e desses quantos estão a trabalhar no call center e se foi ou não pedida qualquer autorização para assumir compromissos com a Linha SNS24, They did not provide any clarifications.

Via telefone, o LN procurou contatar presidente do Algarve Biomedical Center para esclarecer onde e quantos enfermeiros o ABC contratou, mas Nuno Marques, não atendeu as chamadas.

Refira-se que no final do ano passado a Delegação de Moura do Centro ABC, responsável pelas contratações, emitiu um comunicado onde referia que pretendia “reforçar a capacidade” da linha, justificando que “os 150 enfermeiros da estrutura de Beja vão estar em formação e entrar ao serviço do SN24 no início de janeiro”.

O call center da Linha SNS 24 funciona no antigo edifício da PT, in Beja, onde em novembro de 2014 quatro dezenas de trabalhadores foram transportados para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja apresentando sintomas de intoxicação que teve origem numa substância química usada por combater o piolho do pombo. O espaço esteve encerrado durante sete dias por decisão da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Teixeira Correia

(journalist)


Share This Post On
468x60.jpg