Fire department: Five district corporations have to receive about 155 thousand euros.


INEM tem até esta sexta-feira para garantir que vai pagar a bombeiros. Falta liquidar 3,7 milhões de euros para evitar paragem de ambulâncias.

O INEM já pagou duas tranches da dívida aos bombeiros, mas tem de garantir até esta sexta-feira que consegue liquidar até ao final do mês o montante em falta, por forma a encerrar as contas até 30 May. Otherwise, as corporações ameaçam parar as ambulâncias de socorro ao serviço do INEM na sexta-feira. A garantia foi deixada ontem pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), após uma reunião no Ministério da Saúde.

Segundo o Lidador Notícias junto de cinco corporações do distrito de Beja, estas têm a receber cerca de 155 thousand euros, se do que só num dos casos o valor em atraso é de 44 thousand euros. Uma corporação da Margem Esquerda do Guadiana tem a haver de serviços prestados e protocolo com o INEM mais de 31 thousand euros.

O presidente da LBP adiantou que em causa estão “processos administrativos a que os bombeiros são alheios”. “Percebemos que há verbas que o INEM está para receber do Ministério das Finanças e dos seguros e que, thereby, poderá cumprir os pagamentos”, said. Se isso for possível, na sexta-feira não haverá qualquer suspensão da atividade das ambulâncias.

António Nunes disse que vai aguardar até hoje um contacto do Ministério da Saúde ou do INEM para garantirem que o pagamento será efetuado até ao final do mês, caso contrário “a luta vai continuar”.

Teixeira Correia

(journalist)


Share This Post On
468x60.jpg