“A Casa de Ficalho” Management criteria for a large land domain in the South, at the end of the 19th century.
Integrated in the cycle of conferences “Earth and landscapes of the South”, vai ter lugar no próximo dia 21 October, com início às 21h30 no Museu do Sembrano, in Beja, a conferência “A Casa de Ficalho – critérios de estão de um grande domínio fundiário do Sul, no final do século XIX”, e será oradora Ana Novais, doutorada em Engenharia Agronómica.
This cycle of conferences is the result of a partnership between EDIA, the Municipality of Beja and the Regional Directorate of Culture of Alentejo.
A conferência terá como base um estudo onde se discute a racionalidade económica dos grandes domínios fundiários do sul de Portugal no final do século XIX.
Parte do pressuposto que a exploração agrícola da terra destes domínios se baseava em critérios de racionalidade económica e era sensível às transformações da economia regional e nacional, capaz de ajustar e inovar atividades em resposta a essas transformações.
Tomando como estudo de caso a Casa Agrícola de Ficalho, do concelho de Serpa, o objetivo é identificar e discutir os critérios de gestão – lucro, renda ou património – das explorações agrícolas associadas aos grandes domínios fundiários.
Ana Novais tem centrado a sua investigação na análise da decisão económica e das racionalidades de sistemas agrícolas e florestais e da gestão de recursos naturais, and, among other matters, na análise socioeconómica das áreas rurais.
A entrada é livre e terá transmissão nem diferido no canal Youtube da EDIA, S.A. in https://www.youtube.com/c/AlquevaEDIA.