“It was a matter of assembling the shelf, inaugurate it and now look at it and be proud of what we achieved”: Sporting Clube Figueirense, the club that in forty-seven years had never won anything.
Duarte Baião (Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve)
Os sub-19 do Sporting Clube Figueirense foram campeões do campeonato distrital de Beja e da taça do distrito, fazendo história ao conquistarem os primeiros troféus do clube em quarenta e sete anos.
Os adeptos do Sporting Clube Figueirense, clube do concelho de Ferreira do Alentejo, nunca tinham conhecido o sabor da vitória, mas tudo mudou com a chegada do treinador Rui Marques. Tendo sido treinador do Sporting Clube Ferreirense na época passada, Rui Marques decide então alcançar novos objetivos no Sporting Clube Figueirense, trocando a vila pela aldeia.
Com a troca da vila pela aldeia veio também a troca do relvado pelo clássico campo pelado. estas e outras condições adversas poderiam ser obstáculos, mas Rui Marques nunca duvidou uma vez que “acreditava nos jogadores” e os “jogadores acreditavam no treinador” e segundo o mesmo este é o ponto fundamental.
O capitão Rodrigo Baioa, juntamente com outros jogadores da equipa acompanharam o treinador nesta troca, uma vez que já o conheciam por terem feito parte do plantel da época passada do Sporting Clube Ferreirense. O jovem capitão afirma que nunca questionou esta decisão do treinador “Ele mostrou-se sempre muito apegado aos jogadores, e o projeto tinha algo de ambicionam-te que nos cativou”.
A história sendo feita
Contra todas as expectativas foi aos 95 minutos do jogo contra o Clube Desportivo De Beja no dia 27 de Abril que a história foi feita pela primeira vez no Sporting Clube Figueirense. Este golo de última hora do jogador Simão Santos fez com que a partida acabasse com um empate, consagrando assim o Sporting Clube Figueirense vencedor do campeonato distrital de juniores, conquistando o primeiro título do clube Alentejano de quarenta e sete anos de existência.
Mas as vitorias não ficaram por aqui, foi de “remontada” que no dia 11 de Maio o Sporting Clube Figueirense saiu vitorioso no jogo final da taça do distrito contra o FC Castrense. Um jogo intenso que acabou com a vitória do Figueirense por 5-3 fazendo com que a equipa fizesse história no clube pela segunda vez, conquistando a desejada “dobradinha” trazendo a taça do distrito para casa.
Questionado se em algum momento esperava ganhar estas duas competições, Rui Marques acentua que sempre esperou ganhar “sempre lhes disse que vínhamos aqui para ganhar, sabia que ia ser difícil porque existem equipas muito boas, mas se fossemos nós mesmos iriamos acabar em primeiro lugar”.
O capitão Rodrigo Baioa, assina as palavras do treinador e afirma que o trabalho e a fé foram o combustível para estas vitorias e que “foi um orgulho ser capitão desta equipa, onde todos remaram para o mesmo lado”
Para os habitantes da aldeia de Figueira dos Cavaleiros, fez se história, e para o futebol de formação, also. Não foi questão de tirar pó a uma estante, para Rui Marques foi “Montar a estante, inaugurá-la e agora olhá-la e orgulharmo-nos daquilo que conseguimos”.
Sobre o autor do artigo
Duarte Baião, has 18 anos e mora em Beringel, concelho e distrito de Beja. Estudante do primeiro ano da licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve.
No âmbito da unidade curricular de Jornalismo e Produção Editorial, tem vindo a desenvolver alguns artigos e reportagens, e segundo o jovem estudante “uma vez que o Lidador Notícias é uma referência para mim e para toda a região, gostaria de propor um pedido de colaboração, através da publicação de uma pequena reportagem feita por mim”.