A 12ª edição do Festival Islâmico regressa a Mértola de 18 a 21 May. In 2023 o souk está de volta às vilas “velha” e “nova” de Mértola.
O “mercado” (souk) vai receber os mais variados produtos como artesanato, sweetmeats, Alentejo regional products and fabrics, from morocco, Tunisia, Egypt, Spain and Alentejo. In addition to the market and the traditional Arab ritual of haggling for good prices, the festival also features music and art that complement the charm of the street market.
Contando com 120 expositores e 15 artesãos já confirmados, Mértola celebra a interculturalidade intrínseca da sua relação histórica com o mundo islâmico, revivendo as tradições dos tempos em que a vila se chamava Martulah e era a capital de um reino islâmico, além de um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
The Islamic Festival of Mértola, com periodicidade bienal, é uma organização do Município de Mértola e distancia-se do conceito de feira medieval, assumindo-se como um festival de arte islâmica contemporânea que conta com 30 parceiros que incluem entidades locais, regionais e internacionais, fortemente ligadas à comunidade e cultura árabe. During the 4 dias é possível visitar e explorar vários espaços e dinâmicas, como o mercado de rua, concertos ao vivo, exhibitions, Offices, uma zona de orações e experienciar o presente de um mercado árabe real, com comerciantes reais, sem encenações ou recriações históricas.
Over 20 years old, o Festival Islâmico de Mértola é uma das mais importantes manifestações culturais do Baixo Alentejo. “De génese marcadamente cultural e patrimonial, com fortes raízes territoriais, o Festival Islâmico de Mértola tem a sua base no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, in particular, o referente ao período Islâmico”, explica Rosinda Pimenta, Vice-Presidente e Vereadora da Câmara Municipal de Mértola.
Este ano o Festival apresenta uma nova imagem e logotipo, inspirados numa tigela de cerâmica datada da 2ª metade do século XII, encontrada na alcáçova do castelo de Mértola. Esta descoberta insere-se nos trabalhos arqueológicos realizados no património da vila e reforça a importância estratégica da antiga cidade de Mértola e a sua relação com a cultura islâmica.
O Festival Islâmico de Mértola tem entrada livre e na passada edição contou com 50 thousand visitors. Este ano são esperadas 60 mil visitas, neste que é dos eventos mais relevantes do distrito, e que tem como objetivos, in addition to disseminating knowledge about the history and heritage of Mértola, particularly from the Islamic era, também promover o conhecimento, the dialogue, tolerance and citizenship between cultures; disseminate Islamic culture and contemporary production; strengthen cultural ties, social and economic links with the Mediterranean and to develop the Muslim friendly tourist offer.
News: Lidador Notícias/ foreveryoung.sapo.pt