The Municipality of Mértola and the National Authority for Emergency and Civil Protection reached an agreement to sign a protocol for the constitution of a Permanent Intervention Team in the local Voluntary Firemen.
The National Emergency and Civil Protection Authority (ANEPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses já aprovaram a criação da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) e o protocolo a assinar entre a direção dos BVM e a Câmara Municipal (CMM) deverá ser assinado em breve, para depois ser aberto um concurso interno nos bombeiros para a constituição da EIP que será composta por cinco operacionais, tendo um deles a função de coordenador.
O protocolo deverá ter a validade de 3 years and team costs will be borne in 50% pela Câmara de Mértola e em 50% pela ANEPC o que deverá implicar um esforço financeiro a rondar os 33.000 euros/ano por parte da autarquia, in other words, next to 100.000 euros ao longo da vigência do protocolo.
Mario Thomas, vereador da Câmara Municipal de Mértola, justified to Lidador News (LN) que “a concretização do protocolo permitirá aos nossos bombeiros, criar uma importante estrutura de intervenção que servirá primeiramente no nosso concelho, reforçando a capacidade de socorro na sua área de intervenção”, justified.
Turn, Jorge Santos, Commander of the Mértola Fire Department, revelou ao LN que “assim que o protocolo seja assinado, faremos um concurso interno para escolher os mais capacitados. Os concorrentes serão submetidos a provas práticas, teóricas e de avaliação curricular e uma entrevista com a direção”, finished.
“A constituição desta EIP será uma importante mais-valia para a corporação. Estão ao serviço 24 hours per day. Between the 09,00 e as 18,00 horas respondem a todo o tipo de necessidades operacionais e nas restantes horas estão em prontidão. Esperamos contar com a EIC ainda durante o DECIR 2021”, justificou Jorge Santos.
Recorde-se que em dezembro do ano passado foram entregues Equipamentos de Proteção Individual para incêndios urbanos, tendo para o efeito sido adquiridos 28 Equipments for individual safety (facts, boots and helmets with lanterns) for Structural Fire. O valor dos equipamentos foi de 22.754,17 euros, comparticipado em partes iguais pela Associação Humanitária e a Câmara Municipal de Mértola.
Teixeira Correia
(journalist)