An ambulance and various equipment and clothes will be sent this Thursday by sea, Lisbon, for a residential home in the city of Praia, in Cape Verde.
No âmbito de um protocolo subscrito em março do corrente ano entre quatro instituições de Mértola, encabeçada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola (AHBVM) e o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, na Praia, Cape Verde, vão ser enviados hoje por via marítima, from Lisbon, uma ambulância e diversos equipamentos e roupas.
Esta iniciativa surgiu depois de um estágio efetuado durante mês e meio nos Bombeiros Voluntários (BVM) e Santa Casa da Misericórdia de Mértola, by Gilson Cabral, social worker and head of the Cape Verdean home, based in Achada São Filipe.
Em maio do corrente ano, além da AHBVM e Santa Casa, outros dois parceiros mertolenses que fazem parte do protocolo, o Núcleo de Voluntariado e o Moto Clube “Falcões das Muralhas”, deram início à campanha de angariação dos bens e equipamentos pela população do concelho.
Beds were collected, mattresses, wheelchair, wanderers, clothing and hygiene products, os bombeiros feito a revisão de uma das suas ambulâncias mais antigas, having everything destined for the São Francisco Xavier Home and Senior Residence. To send the container to Cape Verde, as instituições mertolenses contam com o apoio de uma empresa portuária de Santa Iria de Azoia, Loures council, que suporta o custo da operação marítima.
Jorge Santos, commander of the BVM, refere que a iniciativa “vai suprir muitas das necessidades que a instituição de Cabo Verde vive e fazer muita gente feliz”, destacando o “enorme espírito de solidariedade da população do concelho, finished.
Mas a cooperação entre as diversas instituições não se fica por aqui, já que no primeiro trimestre de 2024, o comandante dois bombeiros da corporação irão rumar a Cabo Verde para ministrarem formação a profissionais da instituição São Francisco Xavier e dos bombeiros da localidade.
Mértola e os bombeiros locais há muito que estão ligados a Cabo Verde e têm tirado proveitos positivos da cooperação entre o Governo daquele país e a Escola Profissional Alsud, with the arrival of students to Mértola. No quadtro dos BVM há dois bombeiros assalariados há mais de uma década e há três estagiários cabo-verdianos. Also through the same cooperation, mas a Guiné-Bissau, in the Command Corps, as attached, is Mussá Embaló, although with dual nationality, he became the first foreigner to be part of the command of a corporation in Portugal.
Bombeiros com nova ambulância
A oferta da ambulância ao Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, é de imediato colmatada com uma nova ambulância. Quando regressarem de Lisboa e da entrega do material para Cabo Verde, os Bombeiros de Mértola trazem um novo veículo recentemente adquirido.
Teixeira Correia
(journalist)