Moura: Municipality tests innovative irrigation system, to save water.


Moura City Hall started on Friday, the implementation of an irrigation system, in order to test the reduction in the volume of water to be consumed in public green spaces.

O ensaio incide no relvado da Praça Sacadura Cabral, zona central da cidade de Moura, onde entre outros se localizam os edifícios da Câmara, Mercado e Cine-Teatro, with an area of 1.000 m2. As regas semanais no espaço vão ser reduzidas a metade e monitorizada a evolução e o comportamento do relvado.

Denominada de DryJect, é desenvolvida por uma empresa portuguesa sediada em Alverca, combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio, o que origina a retenção de água nas raízes, libertada depois consoante as necessidades das plantas.

A autarquia da “Cidade Salúquia” tem a seu cargo a gestão e manutenção dos espaços verdes de concelho e a implementação deste novo sistema visa “melhorar a eficiência hídrica dos espaços verdes e a poupança de água”, justificou o autarca mourense. Álvaro Azedo revelou que a Câmara Municipal “avalia a possibilidade de alargar a aplicação da tecnologia a outros espaços do concelho”, concluded.

Teixeira Correia

(journalist)


Share This Post On
468x60.jpg