The objective is to ensure that the population over 60 years old to be vaccinated by the beginning of May.
Decorreu no domingo, Moura, uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, os Secretários de Estado Adjuntos da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Sales, o Coordenador do Plano de Vacinação, Vice-almirante Gouveia e Melo e outras entidades ligadas ao sector da saúde.
De acordo com um comunicado da autarquia mourense, “o encontro serviu para abordar a situação epidemiológica do concelho”, tendo o presidente do Município reafirmado, “que os critérios em vigor no que toca ao cálculo da incidência prejudicam gravemente os concelhos de baixa densidade populacional como Moura, o que coloca o já de si fragilizado tecido económico numa situação critica”.
No documento é justificado que uma das reivindicações do presidente Álvaro Azedo foi “o reforço da vacinação” no concelho de Moura, por forma “a minimizar os sucessivos sobressaltos” que a pandemia por COVID-19 provoca nas populações e que desde abril de 2020 têm assolado o concelho.
A autarquia assegura que os órgãos decisores sobre esta matéria, fruto do dialogo e das diligências realizadas ao logo da última semana, já haviam dado resposta positiva à reivindicação do presidente da Câmara Municipal de Moura, pelo que já se encontra em curso um plano de vacinação massiva no concelho, iniciado este domingo, 25 April.
Nos próximos dias toda a população com mais de 60 anos receberá a primeira dose da vacina contra a COVID-19. At this time 13% da população do concelho já recebeu as duas inoculações, tendo sido administrada a primeira dose a25% da população.
A edilidade mourense assume que “o plano de vacinação massiva prevê que no início do próximo mês de maio toda a população do concelho com mais de 60 anos tenha tomado a primeira dose da vacina”, antecipando desta forma o cenário nacional.