Heritage: Government handed over unoccupied houses to Municipal Councils.


WE ARE (public company that manages the State’s real estate assets) delivered 27 houses to 17 authorities, including Castro Verde and Moura, agreements that provide for a total investment of 8,5 million.

A cerimónia decorreu na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), in Coimbra, juntou a Estamo, em representação do Estado central, a ANMP e autarcas de 16 counties, apenas Castro Verde não esteve presente.

No pacote hoje distribuído há casas para todos os gostos, desde florestais a antigas habitações de juízes, passando por quintas. E diversos são também os destinos que as Câmaras se comprometeram a dar, for housing, museus ou apoio a sapadores e atividades turísticas.

in Moura, duas casas de magistrados tornam-se na nova delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro e num espaço dedicado à ação social do município. Não é conhecido o valor do investimento.

In Castro Verde, o antigo gabinete da Direção Regional de Agricultura (MURDER), vai dar lugar ao Arquivo Municipal num investimento de 400 thousand euros.

Fonte do Município castrense justificou que “há muito, se identificou a necessidade de criação de um espaço que sirva o objetivo de criação de um Arquivo Municipal, necessariamente para concentração de todo o histórico documental do Município, e que a partir deste estádio se dê início à necessária organização e fácil disponibilização do seu acesso para consulta e uso pelos serviços municipais e outros”.

Outro exemplo ocorre em Torres Novas, onde a casa que já foi de magistrados torna-se em casa de transição para ex-reclusos do estabelecimento prisional local.

Teixeira Correia

(journalist)

Photo: DR


Share This Post On
468x60.jpg