O uso da GenIA – inteligência artificial generativa – pode condicionar o pensamento crítico das pessoas, conclui um estudo desenvolvido pela Microsoft e pela universidade Carnegie Mellon.
Journalist
Radio Horizonte Algarve / Tavira
The study reveals that, “usadas de forma inadequada, as tecnologias podem e resultam na deterioração das faculdades cognitivas que deviam ser preservadas”.
According to investigators, “os dados mostram uma mudança no esforço cognitivo à medida que os trabalhadores passam cada vez mais da execução de tarefas para a supervisão do trabalho realizado pela IA”. Embora a IA possa melhorar a eficiência, também pode reduzir o envolvimento crítico, particularmente em tarefas de rotina ou de baixo risco, para as quais os utilizadores confiam a sua realização à IA.
Até ao ano de 2027, more 40% das fugas de dados relacionadas com Inteligência Artificial (HE) serão causadas pelo uso indevido de soluções de IA generativa um pouco por todo o mundo, indicam novas previsões apresentadas pela empresa de consultoria Gartner.
Os analistas indicam que a rápida adoção de soluções de IA generativa pelos consumidores ultrapassou o ritmo de desenvolvimento de medidas de gestão de dados e segurança, surgindo até novas preocupações acerca da localização dos dados.
Para mitigar os riscos de fugas de dados relacionadas com IA, os analistas recomendam o reforço das estratégias de Data Governance e das medidas tomadas relativamente à segurança dos dados, recorrendo a tecnologias avançadas para proteger informações sensíveis.
Num estudo recente disponibilizado na Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores concluíram que o simples ato de bloquear o acesso à internet nos telemóveis conseguiu melhorar três dimensões do funcionamento psicológico: mental health, bem-estar subjetivo e capacidade de atenção.
According to researchers, 71% dos participantes no estudo “referiram uma melhor saúde mental após o bloqueio da internet do que antes”. Também concluíram que “o grau médio de melhoria dos sintomas de depressão foi superior ao registado em vários estudos sobre medicamentos antidepressivos”.
Ter a internet bloqueada levou ainda a uma redução significativa do tempo de ecrã de uma média de 314 minutos por dia para 161 minutes per day.
Já há confirmação: a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de Esports foi adiada.
A 1ª edição dos Jogos Olímpicos de Esports, apontada para 2025, foi adiada para 2027, confirmou o Comité Olímpico Internacional e o Comité Olímpico da Arábia Saudita.
As duas instituições vieram revelar um acordo para Riade receber este evento inaugural, que já tinha sido previamente anunciado em agosto, revelando agora que a edição inaugural irá acontecer em 2027.
Apesar do adiamento do evento em si, parece que o caminho para a qualificação começa já em 2025, de certa forma dando início aos Jogos Olímpicos de Esports ainda este ano.
No cinema, destaque para a estreia do filme ”O Atentado de 5 de Setembro” (“September 5” no título original.
Este drama decorre durante os Jogos Olímpicos de verão de Munique, in 1972, e segue uma equipa de transmissão desportiva americana que rapidamente se adaptou da reportagem desportiva à cobertura em direto dos atletas israelitas feitos reféns. No centro da história está Geoff, um jovem e ambicioso produtor que se esforça por provar o seu valor.
Peter Sarsgaard, John Magaro e Ben Chaplin são os destaques do elenco deste filme do realizador Tim Fehlbaum.
Trailer https://www.youtube.com/watch?v=HV_sb4Lppes