Tourism: Clube Escape Livre will link Guarda to Alentejo.


The Guarda Livre Escape Club, which launched the Routes of Portugal project this year, presented the first visible face of his work, the National Road Tourist Route 18, that links Guarda to Ervidel, Alentejo.

According to the online edition of the Journal News (JN), the project, desenvolvido em parceria com a SEAT, tem o apoio das Aldeias Históricas de Portugal, dos vários municípios por onde passa a EN18 e das diferentes comissões vitivinícolas.

A EN18 é a segunda mais comprida estrada nacional de Portugal, a total of 388 kilometers, cruzando 14 counties: Watch, Belmonte, Covilhã, Fundão, withe Castle, Vila Velha de Rodão, Women, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja and Aljustrel.

Através as Aldeias Históricas de Belmonte e Castelo Novo, e passa bem perto de outras três que valem bem a pena o desvio: Sortelha, Idanha-a-Velha e Monsanto.

Inauguração do quilómetro 0

No Km 0 da EN18 foi inaugurado um marco (na photos) que assinala o início desta estrada e um totem turístico com um QR Code onde cada um poderá ter acesso ao roteiro e ao mapa GPS via Google Maps que lhe permitirá percorrer toda a estrada.

Na apresentação da rota o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, destacou a importância da iniciativa que trazmais um motivo para poder olhar para o Interior com um fator de oferta diversificada ao nível do turismo”.

Os focos de interesse são imensos e, therefore, a EN18 pode ser também um ponto de ligação e, ao mesmo tempo de promoção e divulgação, daquilo que, da Guarda até Ervidel, ela tem para oferecer a quem a percorrer”, said the mayor.

For Paulo Arsénio, President of Beja House, estesprojetos contribuem muito para valorizar o Interior do país”.

As nossas potencialidades turísticas ficam claramente ampliadas através de produtos estruturados como este, que percorrem territórios que muitas vezes não tem holofotes turísticos, as, for example, tem o Litoral. Therefore, isto é um produto muito interessante, que começa na serra da Estrela, acaba na planície alentejana e tem uma imensidão de concelhos e distritos para percorrer. Nós também temos uma oferta magnífica na nossa zona e na nossa região e, através deste projeto, queremos dar uma amplitude maior a tudo o que de bom temos para oferecer”, said.

Via estruturante

By seu lado, Arménio Coelho, das Aldeias Históricas de Portugal, destacou quea N18 é uma via de comunicação estruturante e é fantástico termos agora estes roteiros, e as pessoas olharem para esta estrada mas também para as outras vias que fazem parte deste projeto como um caminho para chegar às Aldeias Históricas de Portugal”.

O responsável pelo projeto, Luís Coelho, do Clube Escape Livre, desafiou os municípios e entidades a aproveitarem as potencialidades do Rotas de Portugal.

Serão percorridas também a EN221, a EN16 e a EN17, que têm um enorme potencial de atração turística. Mas para isso é preciso que todos os municípios e agentes de promoção do território se juntem à iniciativa e trabalhem, em conjunto e individualmente, em novas formas de as promover e divulgar”, concluiu Luís Coelho.

Photo: DR


Share This Post On
468x60.jpg