At a time when video surveillance and the installation of surveillance cameras are the order of the day and proliferating throughout our cities, It appears that in more developed countries the option to guarantee the safety of communities has been through the implementation of “Neighborhood Watch” Programs., Therefore, this article and the next, aim to make known the programs that exist abroad and in Portugal.
Colonel of the GNR
Master in Law and Security and Homeland Security Auditor
Os Programas de “Vigilância de Bairro” existem tanto nos Estados Unidades da América (USA) como na Europa, podendo dar como exemplo nos EUA, O "Neighborhood Watch Program"Or o"Community Policing & Neighborhood Watch” e na Europa são exemplo o “Neighbourhood Watch"Or o"Neighbourhood Watch Scotland” no Reino Unido ou o francês “Voisins Vigilants et Solidaires", como sendo os que têm maior implementação.
A European Crime Prevention Network (EUCPN) organization which aims, from other, identify, share and reward best practices on crime prevention, já identificou e premiou vários programas de “Vigilância de Bairro”, It is example of such initiative, or gives Denmark program called "Other Help – the new ‘Neighbourhood Watch’ in Denmark", the Estonian "Estonian Neighbourhood Watch Association (NAME)", the Finnish "Community Contact Work-project” e do Chipre “Neighborhood Police Office".
Também são realizados estudos sobre o tema da “Vigilância de Bairro” podendo-se encontrar na base de dados da EUCPN o estudo “The effects of neighbourhood watch in reducing crime", que conclui que “Das avaliações existentes, mostram que a ‘Vigilância de Bairro’ é eficaz na redução da criminalidade”.
Existe inclusivamente uma Associação Europeia denominada “European Neighbourhood Watch Association (EUNWA)", com diversas iniciativas já realizadas, sugerindo a leitura da apresentação “Neighbourhood Watch", que resume de forma muito clara o que é a “Vigilância de Bairro”.
Para além dos programas de “Vigilância de Bairro” existem ainda em vários países diversos programas de “voluntariado”, sendo novamente nos EUA e na Europa onde têm maior expressão, podendo dar como exemplo o programa de voluntariado da Policia Metropolitana de Londres (PML), que possibilita aos cidadãos a oportunidade de apoiar os agentes das “Equipas de Policiamento de Bairro”, allowing to increase the contact between local communities and the police, melhorando o serviço que é prestado pela PML ao público.
The volunteer helps with their knowledge and spare time to help make your community safer, gaining a valuable and unique experience, which are the principles of any existing volunteer program, where one of the big differences, among the programs implemented in the US and Europe, It is that US law allows volunteers to use firearms, Indeed it is not possible in European programs.
All these initiatives were born fruit of the changes that communities have suffered, becoming daily depending on the pace of globalization and the various threats and conflicts of various kinds, obrigando as Forças de Segurança (FS) a adaptarem-se às novas realidades, knowing that public safety is not only responsibility of the police.
As vantagens que os Programas de “Vigilância de Bairro” apresentam passam especialmente pelo envolvimento da comunidade, fomentando a participação ativa dos moradores, fortalecendo o senso de comunidade, bem como a resposta às ocorrências passa a ser mais rápida, porque os vizinhos têm a capacidade de relatar as atividades suspeitas de forma imediata.
Outra das vantagens é a maior dissuasão da prática de crimes, porque a vigilância comunitária contribui para inibir as atividades criminosas, na área em que está implementada, devido à publicitação do Programa de “Vigilância de Bairro”, através de cartazes tal como se faz com os sistemas de videovigilância, sendo que outra vantagem destes Programas é o seu reduzido custo para os implementar, pelo que são uma alternativa aos sistemas de videovigilância por serem mais dispendiosos, sem esquecer outra importante vantagem da Vigilância de Bairro”, que é a promoção das relações de vizinhança e solidariedade entre os vizinhos.
No entanto como principal obstáculo para o sucesso dos Programas de “Vigilância de Bairro” é a dependência da participação da comunidade, estando a sua eficácia subordinada à adesão e cooperação ativa dos moradores.
Outra das limitações da “Vigilância de Bairro” é a sua limitada cobertura, porque não cobre áreas públicas ou propriedades distantes, bem como a necessidade de formação de todos os membros da comunidade, porque a falta de formação torna-se um problema quando se tem de lidar com ocorrências de segurança.
Comparativamente com os sistemas de videovigilância, estes podem funcionar 24 hours per day, existindo uma monitorização constante, sendo ainda a sua cobertura mais abrangente, porque podem cobrir amplas áreas, incluindo locais públicos e privados, para além de que todas as ocorrências são gravadas e podem ser usadas em investigações criminais e como prova em processos crime.
No entanto os sistemas de videovigilância apresentam várias desvantagens, comparativamente com os Programas de “Vigilância de Bairro”, onde os custos iniciais altos, se apresentam como a maior desvantagem, porque a instalação e a manutenção de sistemas de videovigilância são bastantes dispendiosas.
Também o direito à privacidade fica inibido, podendo haver preocupações com a privacidade dos moradores, devendo existir por parte das autoridades preocupação na instalação das câmaras de modo a evitar estarem direcionadas para as propriedades privadas.
A dependência da tecnologia é outra desvantagem, porque a tecnologia pode falhar devido a cortes de energia, mau funcionamento ou sabotagem, sendo outra desvantagem a falta de envolvimento dos cidadãos, porque não promove o senso de comunidade ou fomenta relações interpessoais, tornando a comunidade mais individualista.
summing up, os Programas de “Vigilância de Bairro” enfatizam o envolvimento comunitário e o trabalho em equipe, promovendo as relações de vizinhança, enquanto a videovigilância oferece uma monitorização contínua, sendo que a escolha entre os dois depende das necessidades e preferências da comunidade, e em muitos casos, uma combinação equilibrada de ambos pode ser a solução mais eficaz para a segurança local, pelo que no próximo artigo iremos abordar os Programas de “Vigilância de Bairro” implementados pelas FS portuguesas.