El alcalde de Beja defiende la “ampliación de la TCB sin perjuicio del Ejército del Aire”. Afirmaciones a Lidador News en la presentación de la Copa del Mundo de Cross Country Militar.
O Governo anunciou a provação da “análise estratégica e multidisciplinar da capacidade aeroportuária da região de Lisboa”, numa abordagem que “envolve, além do aeroporto Humberto Delgado, a análise das localizações do Montijo, do Campo de Tiro de Alcochete e da nova localização, perto de Santarém”.
Nesse mesmo dia o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos monedas, defendeu esta terça-feira que o novo aeroporto internacional de Lisboa tem de estar próximo da cidade, por ser um fator “extremamente importante” para o turismo. O bejense, enquanto Comissário da União Europeia, tinha feito a defesa do TCB como alternativa à construção de um novo aeroporto.
Durante a apresentação no Centro Unesco, en Beja, do Campeonato do Mundo de Orientação, General de Brigada FAP Luís Graça, presidente de la organización, revelou acreditar que a prova será um sucesso, teniendo en cuenta la capacidad organizativa de FAP y BA11, de grandes eventos, y agregó que la unidad “mantendrá toda la capacidad operativa de los escuadrones allí destacados”, terminado.
Instado pelo Lidador Notícias (LN) a comentar a frase do oficial, o presidente da Câmara de Beja justificou que “pugnamos pela ampliação do Terminal sem ter qualquer prejuízo para a Força Aérea e o melhor exemplo é a implementação da nova Esquadra dos Embraer e da recuperação do Bairro Residencial”, justificando que “a FAP/BA11 não são incompatíveis com outras valências que permitam o aproveitamento do TCB. A FAP faz muito bem em apoiar a BA11 e estamos também empenhados nessa ajuda”, Paul disparó arsénico.
Palavras do autarca em Julho de 2020
“As vertentes da Carga e de Manutenção são as mais aptas para aproveitamento imediato da estrutura, com criação de emprego de qualidade, fixação de pessoas jovens na região e consequente criação de riqueza também através da fixação de empresas satélites.
… a placa de estacionamento de aeronaves é muitíssimo limitada e a capacidade de processamento de passageiros na aerogare também (250 por hora/ + o – 1 aviãla). Pode receber jatos em número elevado, voos pontuais de desvio dos aeroportos de Lisboa e Faro, mas não vários voos de aviões comerciais cheios por hora.
Para que Beja possa ser uma opção maior em termos de tráfego regular de passageiros são necessários: 1) A26 da Malhada Velha até Beja ; 2) A electrificação da linha Casa Branca – Funcheira com ramal ao aeroporto e saída de comboios de forma permanente para Lisboa e para o Algarve; 3) A execução imediata pela VINCI da 2. fase do Terminal Civil com ampliação da placa para duplicar, no mínimo, a sua capacidade; 4) A ampliação imediata da aerogare; y, todavía, 5) O interesse dos operadores e das companhias em voarem ou não para Beja;
Por isso procuramos apoiar os projetos relacionados com o aproveitamento do aeroporto com prioridade absoluta. Temos agora a Mesa/HiFly, empresa-âncora”.
“Beja Merece Mais” levou reivindicações a Bruxelas em novembro de 2019.
O movimento cívico “Beja Merece Mais” esteve em Bruxelas para levar as suas reivindicações às instituições da União Europeia em quem deposita agora a “última esperança” para a resolução dos problemas do Baixo Alentejo.
Uma comitiva de 25 personalidades naturais da cidade de Beja esteve ontem e esta quarta-feira na capital comunitária onde manteve encontros com eurodeputados e funcionários europeus, Carlos monedas – o comissário conterrâneo responsável pela Investigação, Ciência e Inovação na Comissão cessante – e com a Representação Permanente de Portugal junto da UE.
O movimento junta uma série de cidadãos naturais de Beja de vários quadrantes profissionais e sociais e esteve em Bruxelas a convite da eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, também bejense. O grupo que se deslocou a Bruxelas incluiu músicos como António Zambujo e o duo Virgem Suta, e também gestores, académicos, Profesionales de la salud, entre otros.
Teixeira Correia
(periodista)