Airbus A380: avión más grande del mundo de pasajeros, de Global Airlines aterrizó en Beja.


Ellos eran 14,20 horas, quando o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380 da Global Airlines, operado por uma tripulação da portuguesa Hi Fly, aterrou nas pistas da Base Aérea Nº 11, en Beja, e depois parou os motores dos quatro reatores na placa de estacionamento do Aeroporto de Beja.

A partida do aeroporto de Dresden, en Alemania, sucedió 72 horas depois do inicialmente previsto para descolar da Alemanha com destino a Beja, tempo o voo sido adido por duas vezes.

A aeronave da nova companhia aérea britânica de longo curso descolou na sexta desta sexta-feira, a 11,03 horas (hora portuguesa), tendo feito longas voltas pelos ares do Alentejo, tendo sobrevoado por duas vezes a albufeira de Alqueva. Depois de uma primeira passagem a baixa altitude junto perímetro urbano de Beja e do aeroporto, fez a aterragem nas pistas militares voando de sul para norte.

A aeronave, já realizou trabalhos de manutenção nas instalações da Elbe Flugzeugwerke, em Dresden, tem já a pintura na cauda concluída, devendo permanece nas placas de estacionamento do aeroporto de Beja, para a customização de interiores e aplicação da “livery” na fuselagem, durante quatro semanas.

O Airbus A380 da Global Airlines vai ser operado pela Hi Fly, já com experiência neste tipo de operações depois de ter operado o A380 (9H-MIP), para a reativação da aeronave que pertencia à China Southern que estava armazenado no Aeroporto do Deserto do Mojave. O início das operações charter asseguradas pela Hi Fly, estão previstas para o final do próximo mês de fevereiro.

A Global Airlines Limited é uma companhia aérea britânica em fase de arranque e deseja iniciar aas operações de Londres, aeroporto de Gatwick para Nova Yorque e Los Angeles, utilizando uma frota de quatro Airbus A380, tendo adquirido o primeiro avião em maio de 2023.

Esta é a segunda que o maior avião de passageiros do mundo aterra e estaciona em Beja, já que um Airbus A380 da Hi Fly aterrou pela primeira vez em solo português, a 16,57 horas de 23 Julio 2018, sin ningún problema y después de un “tour de presentación” por la ciudad de Beja.

El avión fue pintado con los diseños de una campaña en defensa de los arrecifes de coral., cuyo nombre adoptó "Save the Coral Reefs". No final de 2020, a Hi Fly deixou de operar o A38, por razões ligadas à escassa procura devido à pandemia de covid-19.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg