Alentejo: “escuché el pájaro” se vuelve a cantar en los escenarios de Portugal.


Siete años después de la última actuación en el Festival das Açordas, cita gastronómica en el municipio de Portel, el Grupo Coral de Canto Regional, regresa hoy a los escenarios para cantar “escuché el pequeño paso”, hay que celebrar el entrenamiento.
En la noche del 5 Enero 1976, um grupo de jovens percorreu as ruas da vila alentejana a entoar o “Sing de Reyes” e daí nasceu o grupo que ficaria famoso na década dos anos 80.
À revelia do grupo, uma editora gravou um single, um disco em vinil formato pequeno, onde incluiu a moda do passarinho, longe de imaginar o sucesso que seria.
Estivemos sete semanas no top de vendas em Portugal. Foi inédito e histórico para o Alentejo e para a música tradicional”, lembra ao LN, Norberto Patito, antigo presidente da Câmara de Portel, atual deputado na Assembleia da República, fundador e sempre integrante dosRegionais”, como o grupo é conhecido no concelho.
Depois do interregno que o grupo viveu desde 2016, Jorge Roque, responsável de eventos da autarquia, ganador “Operação Triunfo” de 2010 e uma das vozes da formação que em 2003 editou o último CD, con 32 temas, intitulado “25 anos a cantar Portel”, manteve sempre viva a chama do regresso.
É importante que 47 anos depois o grupo não desapareça. Este regresso é uma forma de retribuir a gratidão e o carinho que sempre nos demonstraram”, justificou Jorge Roque.
Dos novos elementos da formação dosRegionais”, três dos elementos fizeram parte do desde a sua criação: Norberto Rosado, conhecido como o Mestre do grupo”, Norberto Patinho e José Cortes.
O regresso ao palco do Grupo Coral de Cantares Regionais acontece na noite deste sábado, com um concerto marcado para o Pavilhão Municipal da vila alentejana.
Como reforçou Jorge Roque, “a disponibilidade de cada um dos cantadores, marcará a agenda do grupo”, concluido.
Teixeira Correia
(periodista)

Compartir este mensaje en
468x60.jpg