Las unidades hÃbridas deben utilizarse en los tramos Casa Branca-Beja. (LÃnea de Alentejo), pero solo deberÃan empezar a circular desde 2025 o 2026. Son modelo de coqueteo 160 pedido a la Suiza de Stadler.
Segundo jornal eletrónico Dinheiro Vivo, publicação da Global Média Group, o Tribunal de Contas viabilizou a aquisição três anos após o anúncio do negócio. Automotoras só deverão chegar a partir de 2025 o 2026, obrigando a prolongar o aluguer de material circulante a Espanha e a CP pode finalmente encomendar os 22 novos comboios para o serviço regional.
Aprovadas pelo Governo em setembro de 2018, as automotoras apenas deverão começar a circular a partir de 2025 o 2026. A situação vai obrigar a transportadora a prolongar o aluguer de unidades a gasóleo da congénere espanhola Renfe.
Apenas na semana passada a empresa ferroviária foi autorizada a encomendar os 22 novos comboios aos suÃços da Stadler. El Tribunal de Cuentas (TdC) viabilizou a aquisição, no valor de 158,14 millón, de 12 unidades hÃbridas – para também circularem em linhas não eletrificadas – y 10 unidades elétricas. A autorização era necessária por tratar-se de um contrato público acima dos 350 mil euros.
Aluguer prolongado
A ordem de encomenda da CP já está pronta para seguir para a SuÃça. Os sucessivos atrasos, todavÃa, obrigam a empresa pública a refrear expectativas de entrada em circulação das primeiras novas unidades. “Estimamos agora a entrega das unidades Stadler com inicio em 2025/2026”, antecipa a transportadora.
O atraso na chegada dos novos comboios obriga a CP a recorrer à prata da casa. Nas linhas eletrificadas, a empresa aposta na recuperação de material circulante, como as locomotivas 2600, e ainda de carruagens como as Schindler e as Arco – estas compradas a Espanha em meados de 2020.
Para as linhas sem catenária, a transportadora chegou a admitir modernizar as automotoras da série 450 a partir de meados deste ano mas desconhece-se se o processo já avançou.
Que comboios foram encomendados?
As novas composições vão circular em linhas regionais como Douro, Algarve, Oeste y todavÃa en Évora y Beja. Las unidades hÃbridas deben utilizarse en los tramos Casa Branca-Beja. (LÃnea de Alentejo) e Régua-Pocinho (linha do Douro), que não estarão eletrificados nos próximos anos.
O Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suÃça para entrar neste concurso. É um comboio regional com um só piso, que pode ser facilmente personalizado à s necessidades da CP. Esta automotora pode utilizar entre duas e oito carruagens, estando preparada para circular com tração elétrica, hÃbrida ou exclusivamente a diesel.
O comboio conta ainda com portas largas, de piso rebaixado, que facilitam a entrada de crianças, idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, ou então dos carrinhos de bebé ou bicicletas.