Los bomberos voluntarios de Aljustrel ya tienen la ambulancia INEM de regreso al cuartel.
O veículo estava retido na oficina que o reparou desde 25 Febrero, por uma dívida de 2750 euros. O INEM garante que desconhecia a situação e que só autorizou a reparação da viatura no dia 6 Marzo.
Em resposta ao Lidador Notícias (LN), o instituto assegura que a corporação de Aljustrel comunicou que o veículo de emergência médica entrou na oficina a 2 Septiembre 2024. Desde entonces, “foram desenvolvidos contactos pelo INEM, quer com o comandante da corporação quer com a oficina, de forma a recolher informações sobre o veículo, sem que o instituto tenha obtido resposta”, frisio. O orçamento para a reparação acabou por ser autorizado a 6 Marzo.
Tanto a corporação de Aljustrel como a de Mértola vivem dificuldades com as avarias recorrentes das ambulâncias INEM que têm milhares de quilómetros. en Mértola, os bombeiros esperam há mais de cem dias por luz verde do instituto para procederem à reparação da viatura. O INEM explica que essa ambulância “tem uma idade significativa e um volume de quilómetros muito considerável, o que exige maior rigor na avaliação e decisão do processo de reparação”. O instituto realça que decorre um processo plurianual de aquisição de veículos, que vai permitir a renovação de cerca de 300 ambulancias.
Teixeira Correia
(periodista)