El nuevo Parque Minero de Aljustrel, abierto este lunes, tras una inversión de casi seis millones de euros por parte del ayuntamiento, lo que supone una “punto de retorno” en el atractivo turístico del municipio.
No Dia de Santa Bárbara, patrono de los mineros, o Município de Aljustrel vai proceder à cerimónia de abertura do Parque Mineiro de Aljustrel. Os primeiros meses vão ser dedicados à população e às entidades locais, com visitas mediante marcação.
O ato solene aconteceu no recém-criado Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel (CRIPMA), que vai também pela primeira vez abrir a sua atividade e ser apresentado.
O executivo municipal escolheu esta data simbólica, Dia de Santa Bárbara, para prestar homenagem a todos os mineiros e a toda a comunidade mineira, colocando ao dispor do concelho, da região e do país uma nova oferta turística diferenciadora.
As visitantes guiadas ao Parque Mineiro de Aljustrel vão ser efetuadas, mediante marcação prévia e sujeitas ao limite diário, nomeadamente através do email parquemineiro@mun-aljustrel.pt ou do contacto telefónico 284 009 131.
O objetivo da Câmara Municipal de Aljustrel é, en esta etapa, dar a conhecer esta nova oferta turística, que assenta os seus pilares na preservação do património e da memória, primeiramente à comunidade local.
Em março o Município de Aljustrel, em articulação com a Turismo do Alentejo e o Roteiro de Minas de Portugal, irá fazer uma grande apresentação e lançamento do Parque Mineiro de Aljustrel na Bolsa de Turismo de Lisboa, mobilizando os diferentes operadores turísticos.
O Parque Mineiro de Aljustrel estará, así, nestes primeiros meses, a funcionar em regime de “Soft Opening”, termo utilizado no setor do turismo para designar uma “pré-abertura”, dando à população e às entidades locais a oportunidade de se familiarizarem com esta nova infraestrutura e produto turístico.