Una moción que exige la instalación de cajeros automáticos en todas las parroquias del paÃs de Caixa Geral de Depósitos fue aprobada por mayorÃa, en el último dÃa del XVIII Congreso de la Asociación Nacional de Parroquias (Anafre).
A moção, intitulada ‘Pela instalação de terminais ATM em todas as freguesias’, foi aprovada “por larga maioria” no terceiro e último dia do congresso, que decorre no Altice Fórum Braga.
Com sete abstenções e sem votos contra, a moção, que tem como primeiro subscritor o presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, em Sousel, en el distrito de Portalegre, reivindica a instalação de ATM em todas as freguesias do paÃs.
O documento insta a Caixa Geral de Depósitos a assumir a “sua função de banco estatal” e a suportar os custos inicias com a instalação daqueles terminais, bem como os custos mensais.
“Esta medida é de extrema importância tanto para a qualidade de vida das populações, bem como para a sua imperiosa segurança”, lê-se na moção, que prevê que sejam apuradas as freguesias que já dispõem de terminais ATM e que os investimentos feitos com a instalação sejam suportados pelo Estado “com retroativos”.
Na proposta, o autarca Nélio Painha destaca que, en este momento, várias populações “fazem dezenas de quilómetros sem transportes públicos e muitas vezes sem meios próprios para aceder a um banco ou mesmo a um terminal de multibanco”.
O XVIII Congresso da Anafre, sob o lema ‘Freguesias 20/30 Valorizar Portugal’, realizou-se entre sexta-feira e ontem, na sequência das eleições autárquicas, onde cerca de mil autarcas discutiram temas como as novas competências, a reorganização administrativa e o acesso a fundos comunitários.
Foto: Gonçalo Delgado/ Global Imagens