Catarina Eufémia será homenajeada hoy, en Baleizão, por el Partido Comunista Portugués (PCP) en el dia exacto, 19 Mayo, en el que se completan 70 años de su asesinato por el fascismo.
Em comunicado o PCP sustenta que Catarina “exemplo e símbolo da trabalhadora de vanguarda e da mulher comunista, foi um exemplo de coragem e resistência, orgulho do glorioso proletariado rural alentejano, orgulho de todos os trabalhadores portugueses, orgulho do Partido Comunista Português”, justificar.
A homenagem, promovida pelo PCP, à semelhança do que tem acontecido anualmente desde o triunfo da Revolução de Abril, en 1974, realiza-se em Baleizão, este domingo, A Partir del 11 horas, começando com uma concentração no Largo da Igreja.
Seguem-se a deposição de flores no túmulo de Catarina, o desfile pelas ruas da aldeia até ao Largo Catarina Eufémia, um momento musical com o Grupo Coral de Baleizão e um comício, com a intervenção do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo e João Oliveira, 1º candidato da CDU ao Parlamento Europeu. Realiza-se depois, no Parque da Bela Vista, um almoço-convívio, com animação cultural.
O PCP justifica que “no quadro das comemorações dos 50 años de abril, da luta que hoje travamos em defesa da liberdade, da democracia e do progresso social, o PCP exorta os comunistas e outros democratas a participar na homenagem a Catarina Eufémia, no 70.º aniversário do seu bárbaro assassinato pelo fascismo”, remata o partido.