Beja: Casa del Gobernador, en el Castillo, reabre con la exposición sobre el Medio.
Casa do Governador reabre com Exposição Rumo ao Oriente – Objetivo Macau, Apontamentos de uma viagem aérea em 1924.
Abriu ao público na passada semana a Casa do Governador com a Exposição Rumo ao Oriente – Objetivo Macau, Apontamentos de uma viagem aérea em 1924.
Nas primeiras décadas do século XX assiste-se a um grande desenvolvimento da aviação, motivado por necessidades económicas e militares (a 1ª Guerra Mundial constituiu um importante estímulo neste domínio) aliado, por otro lado, a um certo espírito de aventureirismo e pioneirismo que contagiou alguns círculos sociais da época.
En Portugal, o caso mais conhecido é a travessia aérea do Atlântico Sul, en 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, en 1924, Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, imbuídos do mesmo espírito, irão realizar a ligação aérea Portugal / Macau, cujo sucesso foi largamente noticiado, tendo os seus autores sido recebidos como heróis em vários locais do mundo.
A preparação começou em 1920, e o arranque para a primeira etapa dá-se em Vila Nova de Milfontes, a bordo de um avião designado por Pátria, un 07 de Abril de 1924.
Parte do espólio de Brito Paes foi oferecido ao Museu Militar do Baixo Alentejo, instalado em Beja, entre a década de 40 y 50 el último siglo, pela viúva e filhos. É um pouco dessa documentação que a presente exposição pretende tornar acessível ao público.
Para más información, véase: https://www.facebook.com/