Sobre la terminación del servicio, hoy, Comandante de CDOS, Teniente Coronel Vítor Cabrita, la División de Comunicación y Sensibilización de la Autoridad Nacional de Emergencias y Protección Civil (ANEPC) presentó una solicitud de "derecho de respuesta" que se publica en su totalidad.
En la edición de hoy, día 30 diciembre, la periódico (en línea) Lidador Noticias que V. Exa. superiormente dirige publicou uma notícia com o título “(Exclusiva) Beja: El comandante CDOS cesa mañana (31/12/20) funciones”, assinada pelo jornalista Teixeira Correia.
No corpo da notícia foi afirmado que a pessoa em causa, o Tenente-Coronel Vítor Cabrita, Comandante de distrito de las operaciones de socorro (CÓDIGOS), termina mañana, día 31 Diciembre 2020, la comisión de servicio, indicando como motivo de saída “a não recondução”. A informação é incorreta, visto que o Comandante solicitou a cessação de funções a seu pedido.
Por eso mismo, ao abrigo do direito de resposta e de retificação previsto na lei, uma vez que a afirmação publicada no corpo daquela notícia não está em sintonia com a verdade, solicitamos a V. Exa. a republicação da notícia evidenciando a verdade dos factos.
ACTUALIZACIÓN
Do comandante cessante do CDOS, Teniente Coronel Vítor Cabrita, o Lidador Notícias recebeu uma mensagem de despedida, onde o oficial reforça que cessa funções “a meu pedido”, manifestando o “reconhecimento e apreço por toda a colaboração e apoio prestados durante o exercício do cargo”, que se inició en 1 Julio 2010.
Resposta do Lidador Notícias
A Divisão de Comunicação e Sensibilização (DCS) de la Autoridad Nacional de Emergencia y Protección Civil (ANEPC) “apaga” no seu Direito de Resposta a sua própria Revista de Imprensa (LIDADOR- Revista Imprensa ANEPC), onde o principal destaque é a notícia com o título “(Exclusiva) Beja: El comandante CDOS cesa mañana (31/12/20) funciones”.
- A DCS da ANEPC confirma a saída do comandante do CDOS de Beja, refere que a mesma foi “a seu pedido”, não justificando se por motivos de saúde, familiar, ou por exigência.
- A DCS da ANEPC não esclarece as razões que levaram o comandante do CDOS de Beja a pedir para cessar funções, quando foi reconduzido no passado dia 23 Octubre 2010, en una orden que entró en vigor 25 Enero 2020.
- A DCS da ANEPC não desmente e muito menos esclarece as razões da reunião de André Macedo Fernandes, Comandante Nacional de Emergencias y Protección Civil (CNEPC) y José Ribeiro, Comandante Regional de Emergencias y Protección Civil del Alentejo (CRAEPC), com o comandante do CDOS de Beja, nem desmente que nessa reunião “a decisão de saída terá sido comunicada a Vítor Cabrita”.
- A DCS da ANEPC não desmente aas reuniões entre o comandante do CDOS de Beja a existência das reuniões com os operadores e os comandantes dos bombeiros.
- A DCS da ANEPC “apaga” a sua própria Revista de Imprensa, onde o principal destaque é a notícia com o título “(Exclusiva) Beja: El comandante CDOS cesa mañana (31/12/20) funciones”,
A DCS da ANEPC esquece-se e não refere, faltando a verdade, que aquando da publicação, en 13 De noviembre 2020 en Diario de la República, Solicitar el párrafo 11198/2020, sobre “Condições de instalação e funcionamento dos comandos regionais de emergência e proteção civil”, até ao dia de hoje não respondeu às questões colocadas pelo Lidador Notícias.
¿Cuál es el derecho de réplica: La forma de respuesta al ejercicio del derecho está consagrado en la ley de prensa, artículos 24 y siguientes. Por el "Lidador Noticias", concesión espacio para este ejercicio no significa el reconocimiento de un error. El derecho de réplica se da a los que, de haber sido mencionada en un artículo y no estar de acuerdo con lo que estaba escrito, queremos dar a conocer su posición por lo que el cree que son correctas. Con efecto, segundo o art.º 24 n.º 1 que la ley, "Tiene el derecho de réplica en publicaciones periódicas a nadie (…) que han sido mencionada, incluso de forma indirecta, lo cual puede afectar su reputación y buen nombre ".
Nota del editor: Hecha la noticia, dada a voz à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) el Lidador Noticias, da el asunto cerrado.