Beja: Ciudadanos recaudará fondos para ayudar a los bomberos a reparar escalera.


Ciudadanos se movilizan para ayudar a los bomberos a reparar vehículo con escalera rota. En unos días habrá una cuenta disponible para recibir donaciones. Lidador Notícias apoyará la iniciativa.

Um grupo de cidadãos de diversas classes sociais e profissionais juntaram-se e criaram uma comissão para conseguir verbas para auxiliar os Bombeiros Voluntários de Beja (BVB) a reparar o Veículo Escada 30 (VE30), único existente na região, e que está avariado.

A instituição não dispõe dos 60 mil euros necessários para a sua reparação, situação que impede as corporações do distrito de Beja de terem este valioso instrumento de socorro à disposição das populações.

Bruno Ferreira, actor y comediante, florival Baioa, historiador y líder del Movimiento Beja Merece +, Manuel Conceição “Balito”, que já foi diretor dos bombeiros e presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira (Beja), Fernando e Luís Palma, agricultores, son los responsables de la iniciativa.

O grupo vai abrir uma conta numa instituição bancária para que todos possam deixar o seu contributo e promover diversas iniciativa culturais e de outra índole, para angariarem fundos destinados à reparação da viatura.

O Lidador Notícias vai apoiar a iniciativa e divulgará o número de conta e instituição para onde podem endossadas as verbas e das iniciativas culturais e outras que aquele grupo de cidadãos promovam.

O VE30 foi adquirido em 1999, por um valor equivalente aos atuais 350.000 euros, com o apoio do então Serviço Nacional de Bombeiros (SNB), tendo os 20% que competiam ser pagos pelos BVB, sido suportado pela Câmara Municipal de Beja. Um veículo deste tipo, com uma escada com 30 metros de comprimento custa entre os 600 y 700 mil euros.

El Municipio de Beja, sensível à situação “enviou à Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbál) uma proposta para a reparação da auto-escada, para que a mesma seja avaliada pelos outros 12 presidente de câmara, visando comparticiparem na reparação da mesma”, segundo o presidente da autarquia, Paul Arsenio, o documento vai ser discutido “no Conselho Intermunicipal da CIMBAL do próximo mês de agosto, imputando a percentagem de população e cada concelho”, tendo a direção dos BVBeja enviado já o orçamento para a autarquia.

Enquanto o VE30 dos BVBeja estiver inoperacional, as corporações do distrito de Beja estão desprovidos de uma ferramenta fundamental, em particular no combate a incêndio em edifícios ou resgates em altitude. Como alternativa os bombeiros terão que recorrer a auto-escadas das corporações dos distritos de Évora, Faro ou Setúbal.

A última vez que o VE30 foi utilizado pelos BVBeja ocorreu no dia 9 Septiembre del año pasado, habiendo sido determinante en la lucha contra el incendio que se desató en los silos de la Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, evitando que los operarios que trabajan en la autoescalera de las llamas destruyan completamente el complejo de secado de girasoles.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg