Beja: Cuenta Solidaria para autoescalera de bomberos cerca del 30 mil euros.


La cuenta solidaria "Bomberos Voluntarios de Beja-Autoescada" está este viernes en el 30 mil euros, menos de uno después de que la iniciativa se haya puesto sobre el terreno. El diputado Pedro do Carmo dice que “hay una solución a la vista”.

A campanha que o grupo denominado “Amigos dos BVBeja” está a promover regista cinquenta por cento dos 60 mil euros necessários para reparar o Veículo Escada 30 (VE30), mas o objetivo do grupo é conseguir a verba total para a reparação do veículo.

Os elementos que compõem o conjunto dos promotores da campanha reuniu-se ontem à noite e considerou que a mesma “está a decorrer a bom ritmo, com as contribuições a viverem de todo o país. Acreditamos ser possível conseguir os 60 mil euros necessários”, justificado.

Recorde-se que os “Amigos dos BVBeja” abriram uma conta na Caixa de Crédito Agrícola Alentejo Sul, en Beja, con el IBAN: PT50 0045 6100 4035 9935 4924 8, onde podem ser depositados os donativos, sendo que ao abrigo da “Lei do Mecenato” as instituições/ empresas podem usufruir de um benefício fiscal de acordo com o decreto-lei que regula o “Estatuto dos benefícios Fiscais”.

Pedro do Carmo (diputado PS): “Problema da escada de emergência e socorro com solução à vista”.

O eleito socialista pelo distrito de Beja emitiu um comunicado onde refere que como deputado “tive oportunidade de estar recentemente na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e, após contacto com representantes da associação humanitária dos BVB, o processo de solução do problema está garantido, com a observância das regras da boa gestão dos dinheiros públicos e o cumprimento dos critérios de igualdade de tratamento entre corporações. Assim a ANEPC garante o pagamento de 30000 euros para o arranjo da respetiva viatura”, justificado.

Pedro do Carmo acrescentou que “segundo a Federação de Bombeiros do Distrito de Beja está avariada há 2 o 3 años de edad, tendo pendente uma reparação orçada em 60 mil euros, segundo outras fontes a inoperância acontece desde meados de junho, sem possibilidade de reparação”, concluido.

Comando dos Bombeiros de Beja esclarece a situação da avaria e inoperacionalidade.

Contactado por Lidador Noticias, o Comando dos Bombeiros Voluntários de Beja, garantiu que “há 2/3 años de edad, antes de la pandemia, el vehículo, que já tinha 20 anos deveria ter feito uma revisão, mas dada a situação que se vivível no país tal não foi possível. Em causa estava uma revisão e não uma avaria. O veículo só ficou inoperacional em fins de fevereiro início de março, foi quando foi feito o orçamento (60.000 euros) e remetido á autarquia e só depois à ANEPC”, justificado.

Apoio da Câmara de Beja

Na reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbál), Presidente del Ayuntamiento de Beja, assumiu que a autarquia “vai comparticipar com 10 mil euros” na sequência de uma proposta feita por Paulo Arsénio para que os restantes doze municípios comparticipassem com os restantes 20 mil euros, e que não foi acolhida.

Último incêndio onde Veículo Escada 30 (VE30) foi utilizado

Se recuerda que el último día 9 Octubre 2021, a utilização do VE30 foi decisivo no combate ao incêndio que deflagrou nos silos da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, evitando os operacionais que operavam na auto-escada que as chamas se propagam-se a outros locais do complexo de secagem de girassol.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg