Beja: La Federación del PS protesta contra la instalación de una fábrica de Lufthansa fuera de la región.


A notícia conhecida na segunda-feira de que a empresa alemã Lufthansa Technik vai contruir uma fábrica para reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, levou a Federação do Partido Socialista do Baixo Alentejo (FPSBA) a referir que se está “a perder uma oportunidade de excelência de reforço da importância estratégica do aeroporto de Beja”.

En una declaración, o presidente da estrutura socialista, recorda que será um investimento de vários milhões de euros, la creación de alrededor 700 puestos de trabajo, que a concretizar-se em Beja “tirasse bom partido de todas as infraestruturas existentes e cada vez mais dedicadas à aeronáutica industrial”, lembrando Nelson Brito, que a empresa Mesa “se prepara para investir na construção se um segundo hangar para manutenção e reparação de aeronaves em Beja”, concluido.

No anúncio do investimento em Santa Maria da Feira, a Lufthansa Technik referiu que a localização do investimento “foi tomada em cooperação com o Governo”, justificando também deputado socialista eleito pelo distrito, que o presidente da Câmara de Beja lhe garantiu que “o Município nunca foi contatado do sentido de apresentar as potencialidades deste território”, que poderia permitir que o aeroporto pudesse avançar com a 2ª fase de ampliação da placa de estacionamento de aeronaves.

No comunicado, a FPSBA acusa a AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tutelada pelo Ministério da Economia, “Tem responsabilidades em não ter estudado a opção de Beja, num investimento que seria estruturante para o território.

Investimentos anunciados e falhados em Beja

Parte I- En 2011 Aeromec assinou contrato e treze anos depois foi para Ponte de Sôr

en febrero 2011, aeromec, fue considerada la primera empresa de mantenimiento de aeronaves instalada en el aeropuerto de Beja. En ese momento se firmó un contrato entre Aeromec – Mecânica de Aeronaves y ANA, que tenia Pedro Beja Neves, Director de ANA responsable del aeropuerto de Beja.

El acuerdo entre ambas partes supuso una inversión de alrededor de cinco millones de euros en la construcción de un hangar para el mantenimiento de aviones de fuselaje ancho y estrecho.. La fecha límite para proporcionar espacio dentro del aeropuerto de Beja fue 30 años de edad. La instalación de Aeromec en Beja debería crear alrededor 100 puestos de trabajo.

Trece años después del anuncio y firma del contrato de inversión en Beja, a Aeromec virou-se para o Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr. El proyecto, que debería comenzar a finales de año, predecir, En una primera fase, la contratación de 25 trabajadores calificados, con perspectivas de, no futuro, alcanzar un máximo de 100 Profesional.

Parte II- Aeroneo falha investimento em terreno e instalações da BA 11

En 22 Septiembre 2017, durante a era da “Geringonça”, foi publicado em Diário da República um despacho assinado pelos secretários se Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, em que era desafetado do domínio militar o imóvel “Fábrica” composto por hangares e áreas anexas à BA11, en Beja, con una superficie de 113.621 m2, destinados à Aeroneo instalar uma unidade industrial de manutenção e desmantelamento de aeronaves e gestão de serviços aeronáuticos.

O contrato inicial tinha a duração de 15 años de edad, pero, por motivos nunca esclarecidos a Aeroneo nunca celebrou o contrato de arredamento e a “Fábrica” e áreas anexas foram de novo revertidas para o domínio militar.

Teixeira Correia

(periodista)


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