Beja: Parte del azulejo 6 un 9 Mayo. Mañana, 2000 estudiantes forman una alfombra en Plaza de la República.
Organizado por la adpBEJA, Asociación para la Defensa del Patrimonio Cultural Beja, realiza-se entre 6 y 9 Mayo, el proyecto Azulejos Arte Beja. Mañana, A Partir del 10.00 hora en Plaza de la República, Se formaron los grandes diseños de baldosas de alfombras.
La Plaza de la República, en Beja, recebe na manhã de quarta-feira, A Partir del 10.00 horas, o maior tapete de desenhos de azulejaria dos últimos séculos, que vai ser formado por 2000 los alumnos, de todas as escolas de Beja.
As crianças e jovens vão colorir os tons cinzentos do mármore de Trigaxes, que forra o centro daquela praça, e mostrar ao PaÃs que esta cidade possui 550 anos de azulejaria, considerado por todos os historiadores de arte, un prima dona da arte portuguesa.
Visitas guiadas,, peddy papers, bailes, crianças com roupa de desenhos azulejares, puzzles gigantes, música, arruadas, concurso de fotografia fotomóvel, oficinas de criação de azulejos e exposições, fazem parte desta grande iniciativa integrada no projecto Arte Azulejar de Beja … a FESTA DO AZULEJO DE BEJA!
Uma iniciativa em colaboração com o projecto SOS AZULEJO, do Museu da PolÃcia Judiciária, que tem por objectivo sensibilizar os jovens e o PaÃs para a preservação da arte azulejar portuguesa, contra o vandalismo e os roubos de azulejos.
O projecto ARTE AZULEJAR DE BEJA que tem inÃcio no dia 6 de Maio prolonga-se até ao dia 9 com quatro exposições (Museo Regional de Beja, Teatro Pax Julia e Casa do Cante), vÃdeo promocional, lançamento do livro com o mesmo nome, apresentação de duas rotas turÃsticas e desfile de moda com design inspirados na azulejaria de Beja, tem financiamento do INALENTEJO e é apoiado pelo Turismo do Alentejo e Câmara Municipal de Beja.
Teixeira Correia
(periodista)
Programa do ARTE DE AZULEJAR DE BEJA
6 Mayo 2015 (4ª Feira)
Praça da República – 10.00 H: Oficinas com as crianças: Pinturas de azulejos – 2º e 3º Ciclo. Puzzle gigante – reprodução em cartolina de padrões de azulejos. Exposição com cubos com painéis da história do azulejo de Beja e Colocação de Batik’s. animación musical: Concertos do Conservatório Regional. Arruada com grupo da Escola Mário Beirão de Beja. Grupo de Dança Mário Beirão. competencia Foto-móvel. Visitas guiadas.
Iglesia de la Misericordia Puzzles. Livros para colorir – Pré-primário e 1º Ciclo. Visualização de vÃdeos dos trabalhos da Escola Mário Beirão.
Centro Histórico: Peddy Paper – alunos do 3º Ciclo.
Museu Regional de Beja – 18.00H: Inauguração da Exposição dos azulejos – Azulejaria do Convento da Conceição de Beja. Apresentação da Rota do Azulejo.
Mañana 7 Mayo 2015 (5Miércoles)
Museu Regional de Beja – 18.00H: Inauguração da Exposição Fotográfica Arte Azulejar de Beja. Lançamento da colecção dos postais da maratona fotográfica.
Casa do Cante: Inauguração da Exposição Arte Azulejar de Beja nas Escolas.
Mañana 8 Mayo 2015 (6ª Feira)
Paz Julia – 18.30H: Exposição Arte Azulejar de Beja – Homenagem a Maria Santos.
Museo Regional de Beja – 21.oo H: Apresentação do Filme. Lançamento do Livro Arte Azulejar de Beja- Florival Baiôa Monteiro.
Mañana 9 Mayo 2015 (Sábado)
21.30H: Desfile de Moda – Pousada de São
Francisco. (Por convite)