O Procurador-Geral da República esteve na sexta-feira, numa visita de trabalho à comarca de Beja.
Na deslocação, o Procurador-Geral da República está acompanhado pelo Vice-Procurador-Geral da República, pelo Procurador-Geral Regional de Évora e pela magistrada do Ministério Público coordenadora da comarca.
Esta visita inseriu-se numa série de deslocações que o Procurador-Geral da República está a realizar às comarcas e cujo objetivo é identificar, através de reuniões de trabalho mantidas com os magistrados do Ministério Público que aà trabalham, as dificuldades por estes sentidas bem como estratégias para as ultrapassar.
Antes de Beja, o Procurador-Geral já tinha efetuado visitas de trabalho às comarcas de Aveiro, Setúbal, Leiria, Lisboa Norte, Portalegre, White Castle, Porto Este, Viana do Castelo, Lisboa Oeste, Braga, Reloj, Viseu, Évora, Faro e Santarém.
A visita de Amadeu Guerra não foi anunciada à Comunicação Social, certamente para evitar questão sobre a desautorização à Procuradora do Ministério Público de Beja, Jaquelina Mendes, no caso da absolvição dos 18 arguidos que estavam acusados do tráfico de seres humanos, e que no primeiro dia útil após o acórdão, deu entrada de um requerimento onde prescindia do prazo para recorrer, o que à partida, terá dado o processo como encerrado.
O Procurador-Geral da República nomeou a Procuradora Felismina Franco, para substituir Jaquelina Mendes, com o objetivo de ponderar uma eventual interposição de recurso para o Tribunal da Relação de Évora, procurando reverter a decisão do Coletivo de JuÃzes do Tribunal de Beja, proferida no dia 31 Enero.
Foto: DR