Bomberos/Beja: elecciones 28 Marcha con lista única.


Ayer finalizó el plazo de presentación de listas para las elecciones de los órganos de gobierno de la Asociación Humanitaria de Bomberos Voluntarios de Beja. (AHBVB), en servicios administrativos solo se recibió una lista.

O ato eleitoral esta agendado para o próximo dia 28 de março e de acordo com informações disponibilizadas ao Lidador Notícias pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral AHBVB, “terminado o prazo para entrega de candidaturas deu entrada, nos Serviços Administrativos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, una lista. Mais informo que após verificação da conformidade exigida pela Lei e pelos Estatutos a lista será afixada nos locais de estilo da Associação, cumprindo o disposto na Lei de Proteção de Dados”, justificou Manuel Pedro Gonçalves.

O processo fica marcado com várias peripécias que levaram primeiro ao cancelamento da primeira Assembleia-Geral Eleitoral da AHBVB, convocada para o dia 18 Diciembre 2023, “em virtude da única lista concorrente ter sido rejeitada por não cumprir as normas estatutárias”. En 5 Diciembre del año pasado, Fecha límite para la presentación de listas, sólo se recibió una solicitud en los Servicios Administrativos, liderada por Jerónimo Picado, para los Órganos Sociales de la Asociación Humanitaria de Bomberos Voluntarios de Beja (AHBVB).

Depois no passado dia 27 de fevereiro a Direção da AHBVB revelou que iria apresentar uma lista para, entre outras justificações, “não existir um vazio de poder” e considerar ser uma “obrigação ética e moral” apresentar-se a eleições. En respuesta, a lista liderada por Jerónimo Picado veio a público refutar, o que considerou de “afirmações de baixo nível e injuriosas”, justificando que “não apresentarão qualquer lista para o ato eleitoral”.

Agora é preciso aguardar o prazo legal de cinco dias até que a composição da lista entregue seja verificada e considerada como válida ou rejeitada.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg