Los Caminos de Santiago tienen una nueva ruta en el Alentejo, lanzado esta semana, que va desde el interior hasta la costa de la región, una distancia de 130 kilómetros y atravesando un total de cinco municipios.
En un comunicado enviado a Lusa, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo revelou que o novo Caminho de Santiago – Via Atlântico tem como ponto de partida a vila de Castro Verde, no distrito de Beja, e termina no municÃpio de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.
Ao todo são 130 quilómetros de caminho, que passa também pelos concelhos de Ourique e Odemira (Beja) e de Sines (Setúbal).
Este novo percurso apresenta-se “como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar”, de acordo com a ERT do Alentejo e Ribatejo.
O percurso agora lançado dá também “a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios”, agregó.
O Caminho de Santiago – Via Atlântico “vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”, destacou o vice-presidente da entidade regional, Pedro Beato, citado no comunicado.
Este responsável acrescentou ainda que, “desde 2018, a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto ‘Turismo Religioso’, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”.
Na área de abrangência da ERT existem, Por ahora, dois Caminhos de Santiago, o Central e o Nascente.
O Caminho Central, o primeiro a ser certificado em Portugal, é composto por 19 etapas, com partida da aldeia de Ameixial (Faro) e término em Tomar (Santarém).
O percurso inclui passagem pelos concelhos de Almodôvar, Castro Verde y Aljustrel (todos no distrito de Beja), Santiago do Cacem, Grândola y Alcácer do Sal (Setúbal), Noticias Ventas (Évora), Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Santarém, Golegã e Tomar (Santarém).
Já o Caminho Nascente, é igualmente composto por 19 etapas, com inÃcio em Alcoutim (Faro) e final em Vila Velha de Ródão (White Castle).
Os caminhantes que percorrerem todo esse percurso passam ainda pelos concelhos de Mértola, Beja, Cuba y Alvito (Beja), Viana do Alentejo, Évora e Estremoz (Évora), Sousel, Frontera, Alter do Chão, Crato e Nisa (Portalegre).
Brevemente, vai estar igualmente disponÃvel na região o Caminho da Raia.
noticias: Lidador NotÃcias/JN/ Agencias
Foto: André Rolo / Imágenes globales