En una declaración, el municipio justificó el lanzamiento de la campaña, intitulado “ahorremos agua. Todos los gestos cuentan!”, con “el grave escenario de fuerte sequÃa que atraviesa la región del Baixo Alentejo”.
“la campaña, que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do uso racional da água, propõe medidas para o uso eficiente deste recurso em pequenos gestos do dia-a-dia”, salientou a autarquia.
Um panfleto com sugestões e dicas que todos podem adotar para diminuir o consumo de água vai ser distribuÃdo pelo concelho e a mensagem será igualmente difundida através de um anúncio na Rádio Castrense, que tem estúdios nesta vila alentejana.
Nunca regue o jardim nas horas de maior calor, não deixe as torneiras a pingar, evite banhos de imersão, feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia ou reduza a quantidade de água por cada descarga do autoclismo são algumas das dicas.
Por otra parte, a Câmara de Castro Verde indicou que já implementou medidas para diminuir o consumo de água, como a redução do número de regas na generalidade dos espaços verdes e uma atitude mais vigilante no controlo de gastos exagerados.
“Castro Verde enfrenta dificuldades acrescidas, uma vez que a vila é abastecida a partir da barragem do Monte da Rocha, cuja capacidade de armazenamento regista atualmente um volume de apenas 10%”, agregó.
A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, anunciado, el lunes, ter assinado o despacho que reconhece a situação de seca severa e extrema em 40% el territorio nacional, en el Sur.
El miércoles, el Instituto Portugués del océano y la atmósfera (IPMA) divulgou que a situação de seca meteorológica se agravou em Portugal continental no mês de abril, estando 89% deste território em seca, 34% da qual em seca severa e extrema.