CEBAL: Paralización de obras para la construcción del nuevo edificio del Centro de Valorización.


Un mes después del inicio del montaje del astillero y el sellado del espacio, las obras de construcción del nuevo edificio del Centro de Valorización y Transferencia de Tecnología en Beja (CVTTB) está parado. En cuestión nuevos sondeos de profundidad.

O novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em BejaEdifício do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), estará ubicado cerca de las Piscinas Cubiertas, junto a la sede de Despertar Sporting Clube, mas após a abertura das primeiras fundações foi detetado um problema que levou à sua paragem.

De acordo com informação da Câmara Municipal de Beja, a promotora do projeto, “o início das escavações para obra revelaram que a profundidade teria de ser superior à que constava no projeto. Por isso o projetista fez novas sondagens cujos resultados se aguardam”, justificado.

Recorde-se que a autarquia abriu, último día 24 Marzo, as propostas recebidas no âmbito do segundo concurso público para a sua construção. Después de una primera llamada sin aplicaciones, ahora se han logrado 5 empresas interesadas en la obra, evidenciando o compromisso do Município de Beja em reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Concelho de Beja e no Alentejo.

Tendo a obra sido adjudicada à empresa Moreira e Serrano, Lda, con un valor de 1.464989,87 + 6% de Iva, apoyado por el apoyo de la comunidad, con un plazo de construcción de 540 día.

La candidatura presentada por el Ayuntamiento de Beja, resultado de una asociación con CEBAL y el Instituto Politécnico de Beja, el Programa Operativo Regional del Alentejo 2020, que congregou uma visão disruptiva e estratégica da Ciência para o Território. Uma Ciência com impacto social, económico, cultural e ambiental, que contribui para potenciar a atratividade de novos investimentos, baseados no conhecimento, valorizando uma economia assente nos recursos endógenos e nas atividades emergentes de elevado índice tecnológico.

A infraestrutura a construir permitirá ao CEBAL ampliar os laboratórios e salas de experimentação para o desenvolvimento da sua atividade, reforçando a estratégia de transferência de conhecimento e tecnologia iniciada pelo Centro em 2015. Essa estratégia é definida pelo seu Programa de Potenciação da Transferência de Tecnologia (2015-2025), que vincula o CEBAL a um conjunto de ações que visam aumentar a difusão e penetração do conhecimento e das tecnologias no tecido produtivo, tendo por base a investigação que é desenvolvida, tanto pelo CEBAL como por outras entidades de I&D, bem como contribuir para o desenvolvimento, a curto médio-prazo, de soluções inovadoras e atrativas para o Território.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg