Cimbál: Reunión del Consejo Intermunicipal con la presencia de ANEPC.


en el título, promovió la reunión ordinaria mensual del Consejo Intermunicipal, donde ANPEPC realizó la presentación de la nueva organización que entra en vigencia a partir del próximo año.

En el período anterior a la agenda, foi efetuada uma apresentação da nova orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a presença do Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, e do Comandante Operacional Distrital de Beja, Carlos Pica.

Esteve também presente Domingos Fabela, presidente da Federação das Associações de Bombeiros do Distrito de Beja. A partir de enero 2023, a estrutura assumirá um comando sub-regional de emergência e proteção civil do Baixo Alentejo, cuja circunscrição territorial corresponde ao território da CIMBAL.

Novos comandos sub-regionais entram em funções em janeiro.

La 18 Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) terminam a 1 Enero 2023 para dar paso a la 23 comandos subregionales de emergencia y protección civil, anunció el secretario de Estado de Protección Civil, Patricia Gaspar.

Não havendo concursos, os novos comandantes e subcomandantes dos comandos sub-regionais de emergência e proteção civil podem assumir funções em regime de substituição e entre estes casos contam-se Carlos Pica e José Horta, comandante y segundo comandante del CDOS de Beja .

Cabe recordar que en 17 Diciembre 2020, en la página del XII Gobierno de la República Portuguesa , se informó que el Secretario de Estado de Administración Interior, Patricia Gaspar, “presidiu à cerimónia de tomada de posse dos cinco órgãos regionais de emergência e os comandantes da protecção civil , quienes asumen funciones en forma sustitutiva” , entre os quais se encontrava José Ribeiro, comandante del Comando Regional de Alentejo .

Um facto importante na nova lei orgânica é a alteração da circunscrição territorial de 23 comandos sub-regionais de emergência e protecção civil correspondentes ao território de cada comunidade intermunicipal, com o Comando Regional do Alentejo reunindo os municípios dos distritos de Beja, Évora e Portalegre e os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém y Sines del distrito de Setúbal. Por su parte, o Comando Sub-regional da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbál), engloba treze municípios do distrito de Beja , excepto Odemira, que passará a pertencer ao Comando Sub-regional da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), con las corporaciones de Odemira y Vila Nova de Milfontes .

Comandante e subcomandante do CDOS de Beja

Autoridad Nacional de Emergencias y Protección Civil (ANEPC) nomeou no día 21 Enero esquema de sustitución, Carlos Pica como Comandante Operacional Distrital (CODES) Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) Beja, que ocupou o cargo do Tenente-Coronel Vítor Cabrita , que deixou o comando do CDOS no último dia de 2020, sendo então substituído pelo segundo CODIS, José Horta.

Entre 2006 y 2014 Carlos Pica ocupou o cargo de segundo Comandante Operacional do Distrito do CDOS de Beja ,estrutura que deixou depois de três anos como braço direito de Vítor Cabrita .

José Ricardo Horta, bombeiro voluntário do Corpo de Serpa, asumió a principios de julio 2020, esquema de sustitución, o cargo de segundo CODIS do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja de la Autoridad Nacional de Emergencia y Protección Civil (ANEPC), tendo sucedido a Lucínia Aires, que pertencia aos Bombeiros Voluntários de Odemira .

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg