en el título, promovió la reunión ordinaria mensual del Consejo Intermunicipal, donde ANPEPC realizó la presentación de la nueva organización que entra en vigencia a partir del próximo año.
En el período anterior a la agenda, foi efetuada uma apresentação da nova orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a presença do Comandante Regional do Alentejo, José Ribeiro, e do Comandante Operacional Distrital de Beja, Carlos Pica.
Esteve também presente Domingos Fabela, presidente da Federação das Associações de Bombeiros do Distrito de Beja. A partir de enero 2023, a estrutura assumirá um comando sub-regional de emergência e proteção civil do Baixo Alentejo, cuja circunscrição territorial corresponde ao território da CIMBAL.
Novos comandos sub-regionais entram em funções em janeiro.
La 18 Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS) terminam a 1 Enero 2023 para dar paso a la 23 comandos subregionales de emergencia y protección civil, anunció el secretario de Estado de Protección Civil, Patricia Gaspar.
Não havendo concursos, os novos comandantes e subcomandantes dos comandos sub-regionais de emergência e proteção civil podem assumir funções em regime de substituição e entre estes casos contam-se Carlos Pica e José Horta, comandante y segundo comandante del CDOS de Beja .
Cabe recordar que en 17 Diciembre 2020, en la página del XII Gobierno de la República Portuguesa , se informó que el Secretario de Estado de Administración Interior, Patricia Gaspar, “presidiu à cerimónia de tomada de posse dos cinco órgãos regionais de emergência e os comandantes da protecção civil , quienes asumen funciones en forma sustitutiva” , entre os quais se encontrava José Ribeiro, comandante del Comando Regional de Alentejo .
Um facto importante na nova lei orgânica é a alteração da circunscrição territorial de 23 comandos sub-regionais de emergência e protecção civil correspondentes ao território de cada comunidade intermunicipal, com o Comando Regional do Alentejo reunindo os municípios dos distritos de Beja, Évora e Portalegre e os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém y Sines del distrito de Setúbal. Por su parte, o Comando Sub-regional da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbál), engloba treze municípios do distrito de Beja , excepto Odemira, que passará a pertencer ao Comando Sub-regional da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), con las corporaciones de Odemira y Vila Nova de Milfontes .
Comandante e subcomandante do CDOS de Beja
Autoridad Nacional de Emergencias y Protección Civil (ANEPC) nomeou no día 21 Enero esquema de sustitución, Carlos Pica como Comandante Operacional Distrital (CODES) Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) Beja, que ocupou o cargo do Tenente-Coronel Vítor Cabrita , que deixou o comando do CDOS no último dia de 2020, sendo então substituído pelo segundo CODIS, José Horta.
Entre 2006 y 2014 Carlos Pica ocupou o cargo de segundo Comandante Operacional do Distrito do CDOS de Beja ,estrutura que deixou depois de três anos como braço direito de Vítor Cabrita .
José Ricardo Horta, bombeiro voluntário do Corpo de Serpa, asumió a principios de julio 2020, esquema de sustitución, o cargo de segundo CODIS do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja de la Autoridad Nacional de Emergencia y Protección Civil (ANEPC), tendo sucedido a Lucínia Aires, que pertencia aos Bombeiros Voluntários de Odemira .
Teixeira Correia
(periodista)