Conducir en condiciones climáticas adversas es un desafío para todos los conductores de todo el mundo, y cuando la lluvia, su nombre, La niebla o el hielo entran en juego., La seguridad vial debe ser una prioridad absoluta., Por ello, en este artículo pretendemos presentar algunas estrategias fundamentales para evitar accidentes y conducir con seguridad., en condiciones adversas, para que todos los conductores puedan contribuir a un entorno vial más seguro y protegerse a sí mismos y a otros usuarios de la vía.
Coronel de la GNR
Master en Derecho y Seguridad de la Patria y Auditor de Seguridad
Quando está a chover ou o vento está forte ou há nevoeiro ou está a nevar ou gelo na estrada, a melhor estratégia é evitar o mau tempo e se a viagem não for necessária, deve ficar em casa ou adiar a viagem, mas se essas condições atmosféricas adversas aparecerem quando já estiver na estrada ou for mesmo necessária a viagem, deve seguir as seguintes boas práticas.
Certifique-se de que as luzes de cruzamento (promedio) estão ligadas, colocando o interruptor na posição “on”, porque caso esteja em “auto” as luzes não acendem se a luminosidade não for baixa o suficiente, pelo que deve assegurar-se que os médios estão ligados rodando o dispositivo até à respetiva posição. As luzes de presença (mínimo) não são para ser usadas em situação de condução, porque devido à sua pouca intensidade, não são visíveis pelos outros condutores. As luzes de estrada (máximos) só devem ser usadas de noite e quando não transita ninguém em sentido contrário, pelo que as luzes corretas para usar em situações de mau tempo, conforme já referido são os médios, cuja intensidade permite, que as viaturas sejam visíveis pelos outros condutores.
Se existir nevoeiro devem ainda ser utilizados as luzes de nevoeiro da retaguarda, e em condições de chuva forte, acenda as luzes avisadoras de perigo (os quatro “pisca-pisca”), para uma melhor visualização pelos outros condutores, porque a principal regra é “ser visto”.
Aumente a distância do veículo da frente, mesmo que conduza com pouca velocidade, não devendo seguir colado ao carro à sua frente, porque permite evitar colisões traseiras, especialmente em condições de estrada escorregadia, no caso de estar a chover.
Deve também reduzir a velocidade em condições de chuva, neve, nevoeiro ou gelo, porque a travagem prolonga-se por um maior espaço, quando as estradas se encontram molhadas ou com gelo, pelo que quanto mais devagar for, mais fácil será reconhecer os potenciais perigos e controlar a viatura, reduzindo a velocidade até parar o veículo, si es necesario.
No que diz respeito à velocidade adequada para conduzir com visibilidade reduzida, especialmente la niebla, a regra é uma velocidade de 30 km/h por cada 100 mtrs de visibilidade.
Certifique-se de que a sua viatura está preparada para todas as condições climatéricas, adversas ou não, verificando a bateria, os limpa pára-brisas e o líquido de lavagem, os pneus, o anticongelante e as luzes. Limpe regularmente o pára-brisas e os espelhos para uma visão clara e certifique-se de que os pneus estão em boas condições e com a pressão correta, porque pneus carecas ou mal calibrados podem comprometer a sua aderência. Se estiver a conduzir um veículo com tração nas quatro rodas ou recursos especiais para condições adversas, saiba como usá-los de forma eficaz.
Nas mudanças de direção ou de via de trânsito deve usar as luzes indicadoras de mudança de direção e com a antecedência necessária, devendo aumentar a atenção nos cruzamentos e entroncamentos, nunca presumindo que, por ter semáforo verde ou a prioridade de passagem, o cruzamento está livre, mantendo a atenção na procura de potenciais perigos.
Permaneça na mesma via tanto quanto possível, evitando mudanças desnecessárias de via de trânsito, mantendo as duas mãos no volante, os dois olhos na estrada e a mente focada no ato de condução, evitando distrações, nomeadamente não fazer uso de dispositivos eletrónicos, como telemóveis enquanto conduz.
Mesmo que conheça a estrada, esteja sempre atento às suas condições, porque podem estar diferentes, mantendo-se ciente de áreas potencialmente perigosas, como curvas, cruzamentos e áreas propensas a alagamentos, onde poderá ocorrer o fenómeno de “aquaplaning” ou hidroplanagem, que ocorre quando os pneus perdem o contacto com o pavimento, porque a quantidade de água na estrada é superior à capacidade de escoamento dos pneus, tendo como consequência o “levantamento” do veiculo da estrada, deixando de ter contacto com o asfalto.
No caso de se encontrar em “aquaplaning” deve tirar o pé do acelerador e pisar a embraiagem, mantendo a direção sob controlo, permitindo ganhar tração e se perder a tração traseira, deve movimentar o volante para o lado em que se movimenta a traseira, sendo este movimento conhecido como “contra-brecagem”, permitindo que a traseira ganhe tração e corrija com o movimento contrário, direcionando o carro para a estrada.
Todas estas regras também se aplicam na condução com neve ou gelo, devendo reduzir-se a velocidade, manter distância do veículo da frente, evitar movimentos repentinos na direção e travagens bruscas e no caso de viajar para um local onde vai encontrar neve deve providenciar umas correntes para os pneus e um raspador de gelo, sem esquecer o vestuário e botas adequadas a baixas temperaturas.
por estas razones, facilmente se conclui que conduzir em condições meteorológicas adversas pode ser desafiador, mas a segurança nas estradas é uma prioridade em todas as circunstâncias, pelo que para evitar acidentes e garantir uma condução segura em condições climáticas desfavoráveis, deve seguir as boas práticas que acabámos de referir,
En resumen, a condução em condições meteorológicas adversas exige prudência, preparação e respeito pelas condições da estrada e ao reduzir a velocidade, manter uma distância segura e utilizar as luzes apropriadas, os condutores podem minimizar os riscos de acidentes, bem como a manutenção adequada do veículo e a atenção constante à estrada são fundamentais para uma condução segura em quaisquer condições climatéricas, devendo todos os condutores lembrarem-se que a segurança é uma responsabilidade partilhada por todos.