Ayer, la mujer de 40 años de edad, detenido el miércoles por la PJ, en Cuba, sospecha de delitos de abuso sexual infantil perpetrados contra dos niños menores.
As crianças alvo das sevícias são um menino de seis anos e uma menina de um ano de idade, sendo que os abusos contavam com a intervenção do pai das crianças, situação que vai ser apurada no decurso das investigações, num inquérito que é tutelado pelo Ministério Público, Departamento de Investigação e Ação Penal de Cuba.
Y el JN encontró, os crimes terão sido denunciados pela ex-cunhada da arguida, que vive na mesma habitação onde também reside o companheiro da detida, un hombre de 56 año, que está em prisão domiciliária. Terá sido de uma conversa com o menino que aquela mulher, que ficará para já responsável pelos menores, percebeu o que se passava e alertou as autoridades.
En una declaración, a PJ refere que “as agressões sexuais verificavam-se sempre em ambiente totalmente controlado pela detida e pelo companheiro, en la casa familiar y siempre en ocasiones cuando estaban solos”, acrescentando que as mesmas se verificara em períodos distintos e em número ainda não concretamente apurado.
Además de la detenida y su pareja e hijos, en la misma vivienda, localizada a cerca de 300 metros do Tribunal de Cuba, vive a autora da denúncia, dois filhos desta mulher e uma pessoa portadora de deficiência.
Deixando perceber que a situação não espanta, um vizinho da arguida e que pediu o anonimato referiu que “não é gente de Cuba, vieram viver para aqui no ano passado e de quem quero distância. Em casa ou na rua em sempre tudo aos gritos e aos palavrões”, terminado.
Ouvida em primeiro interrogatório por um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Cuba, à arguida foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, período de prueba, tendo a mulher sido conduzida para o Estabelecimento Prisional de Odemira.
Teixeira Correia
(periodista)