EDIA: Conferencia “La lana, el lino, y los destinos de la industria textil en el Alentejo en el siglo XIX”.


Se lleva a cabo hoy, 20 de abril, por 21h30, el Centro Museo de la calle Sembrano, en Beja, la Conferencia "A LÃ, O LINHO E OS DESTINOS DA INDÚSTRIA TÊXTIL NO ALENTEJO NO SÉCULO XIX", por Paulo Eduardo Guimarães.

La conferencia, entrada gratuita, forma parte del ciclo “Tierra y Paisajes del Sur”, que resulta de una asociación entre EDIA, el Consejo Municipal de Beja y la Dirección Regional de Cultura del Alentejo y cuenta con el apoyo de la Asociación para la Defensa del Patrimonio Cultural de la Región de Beja y la Universidad Superior de Beja.

Este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

Nesta conferência será descrita a evolução da indústria doméstica do linho e da lã no Alentejo, bem como a sua relação com a produção fabril, ao longo do século XIX.

Pretende-se avaliar o impacto das transformações operadas com a constituição da propriedade fundiária burguesa e dos regimes contemporâneos de exploração da terra que ditaram o fim da transumância no Baixo Alentejo e a formação de uma região produtora de bens primários destinados à exportação para outras regiões.

Com a afirmação do liberalismo, as célebres pastagens do Campo Branco (Aljustrel y de Castro Verde) passaram a ser disputadas pelos lavradores que as usaram também para invernadouro do gado bovino. Desaparecia assim o antigo sistema transumante. Sin embargo, a evolução registada não favoreceu o aparecimento na região transtagana de núcleos industriais destinados à produção de lanifícios para o mercado nacional ou para exportação.

Paulo Eduardo Guimarães é historiador e docente universitário. É membro da Sociedade Europeia de História Ambiental e da Rede Portuguesa de História Ambiental e autor de 4 livros e mais de 80 artigos publicados em revistas académicas portuguesas e estrangeiras, capítulos de livros e verbetes em enciclopédias e dicionários históricos.

Transmissão em direto pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Beja em: https://www.youtube.com/@CMBeja/streams


Compartir este mensaje en
468x60.jpg