El oficial deja hoy el mando del Regimiento de Infantería 13, en Vila Real y asistirá al curso de ascenso a oficial general en el Instituto Universitário Militar.
Pouco mais de um ano depois de ter sido promovido ao posto de coronel, 16 Diciembre 2020, o oficial enfrenta um dos maiores desafios profissionais da vida carreira militar visando a promoção a Brigadeiro-General.
O Coronel Joaquim Manuel de Mira Branquinho, Él nació en Évora, Tiene 53 años de edad y 33 años de servicio, tantos quantos os anos que vive em Beja e é tido nos meios militares como “um filho do RI3 (Beja) y un oficial muy competente”. O oficial ocupou diversos cargos naquela unidade que foi extinta em 1 de agosto de 2015, dando lugar a RI1, unidad que estaba basado en Tavira. Ascendido al rango de teniente coronel en 29 Mayo 2009, fue comandante de la segunda No. regimiento de infantería 3 y No. regimiento de infantería 1, que tiene entre 16 Diciembre 2020 e hoje exercido o cargo de comandante do Regimento de Infantaria 13, Vila real.
En 3 Enero 2019, Marcelo Rebelo de Sousa, galardonado con el oficial, quien luego desempeñó las funciones de Subjefe General del Estado Mayor del Ejército, con la Orden Militar de Avis, grado de Comendador, de acuerdo con una orden de la Cancillería portuguesa Honores, la Presidencia.
Resumen curricular
Está habilitado com a licenciatura em Ciências Sócio Militares (infantería) escuela militar, el curso de ascenso al capitán, o Curso de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Estado-Maior. Possui ainda outros cursos de que se destacam: · O Curso Militar Internacional, tomada en San Remo, el derecho internacional humanitario y los conflictos armados; · Uma pós-graduação em Culturas Regionais Portuguesas; · Uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra; · O Curso de Planeamento e Gestão da Formação; · O Curso de Desenho Curricular; · O Curso de Transferência de Saberes dentro da Organização; · O Curso de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional.
A lo largo de su carrera, ha servido en varias unidades, ejército, a saber: En el Regimiento de Infantería No. 3, onde exerceu as funções de Instrutor, Comandante de Pelotão, Comandante de Companhia e Chefe da Secção de Operações Informações e Segurança; No Quartel General da Região Militar do Sul, desempenhou as funções de Comandante de Companhia e de Oficial de Operações; Desempenhou uma missão na Bósnia-Herzegovina, como Comandante de uma Companhia de Comando e Serviços; Desempenhou ainda funções no Regimento de Infantaria N.º 8, como Comandante de Companhia, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, como Adjunto na Secção de Assuntos Gerais e no Comando de Instrução e Doutrina, onde exerceu as funções de Chefe da Repartição de Estudos e Planeamento;
Colocado novamente no Regimento de Infantaria N.º 3 e posteriormente no Regimento de Infantaria n.º 1 exerceu as funções de 2.º Comandante; Com início em setembro de 2016, exerceu as funções de Adjunto de S. Ex.ª o General Chefe do Estado-Maior do Exército e desde 01 Octubre 2019 desempenhou as funções de Chefe do Gabinete de Apoio da Direção de Formação. De su hoja de servicio hay doce alabanzas, de los cuales 4 Otorgado por la cadena General Estado del Ejército, 6 por otros oficiales generales y dos por otras entidades militares. Tiene varios premios de los cuales enfatizan: · Ordem Militar de Avis, grado de Comendador; · 2 Medallas de servicio distintas; · Medalha de Mérito Militar de 2.ª e de 3.ª classe; · Medalha D. Afonso Henriques 3ra clase; · Medalha de Comportamento Exemplar, grado de oro.
Teixeira Correia
(periodista)