Fúlvio Cavaco Silva, de 37 años de edad, El líder del trío que se hizo conocido como la "pandilla de bicicletas", Fue condenado, de altura legal, por un colectivo de jueces del tribunal de Beja a seis años en encarcelamiento práctico de once crímenes de robo calificados y uno de Burla Computer Science.
Pelos crimes de furto qualificado foi condenado a penas entre os 4 y 32 meses de prisión, cujo somatório das condenações ascendeu a 10 año y 9 meses, a que juntou mais 3 meses pelo crime de burla. En la lectura de la sentencia, que ocorreu na tarde de quinta-feira, a presidente do Coletivo justificou que “os seis anos de prisão, são um cúmulo muito simpático”, concluido.
Apesar dos furtos terem ascendido a 11.838,99 euros, os juízes condenaram o arguido à perda de vantagem de 1.705 euros, o valor pelo qual os velocípedes furtados foram vendidos numa loja de venda de material em segunda mão e ao arresto da viatura, onde foi apanhado a fazer o transporte dos bens levados dos locais onde se encontravam.
Sara Arede, de 32 años de edad, compañero del acusado, respondia por nove crimes de furto qualificado, dos quais foi absolvida e seis crimes de recetação, cujas penas de prisão variaram entre os dois e os doze meses, en total 3 año y 8 meses. Foi condenada em cúmulo a uma pena de 2 año y 4 meses de prisión, suspendido en su realización.
Un tercer acusado, Fábio Filipe, de 33 años de edad, foi condenado um crime de recetação, a una pena de 1 Años prisión, suspensa na sua efetiva. Nas alegações finais o advogado deste arguido pediu à presidente do Coletivo para não o condenar a uma pena de multa porque não teria dinheiro para pagar a mesma.
O “Gangue das Bikes”, practicó los robos entre 28 Enero y 31 Marzo 2023, introduzindo-se nas garagens dos prédios de onde levavam as bicicletas, Luego fueron a Lisboa, y presentarse como propietarios legítimos, Hicieron las velocidades robadas a la tienda de convertidores de efectivo, "Cashtrade, lda ".
El arresto de la "pandilla para bicicletas" ocurrió en el día 12 de abril de 2023, tendo a investigação a cargo de agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) del Comando PSP Beja, conduzido à recuperação de todo o material furtado na posse da loja, en Lisboa, donde estaban a la venta.
Fúlvio Cavaco Silva e Sara Arede, fizeram “tábua rasa” das notificações enviadas pelo tribunal para a sua residência em Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo e não compareceram a nenhuma sessão do julgamento, nem leitura do acórdão. Foram emitidos mandados de detenção para condução a julgamento, mas a GNR não localizou os arguidos na morada.
Teixeira Correia
(periodista)