IP8/EN121: Contrato para el tramo entre Ferreira do Alentejo y Beja, acerca de 22,5 kilómetros, una inversión 33,6 millón.


La recalificación del segundo tramo de la IP8/EN121 entre Ferreira do Alentejo y Beja avanza e incluye la construcción de una circunvalación en Beringel, que retirará cientos de camiones del centro de la ciudad.

Sessenta e quatro milhões de euros e 540 días más tarde, mesmo sem a construção da Autoestrada 26 (A26) entre Sines y Beja, a designada Subconcessão do Baixo Alentejo (SBA), a requalificação dos dois troços do chamado Itinerário Principal 8 (IP8), entre Santa Margarida do Sado y Ferreira do Alentejo, a sede de concelho, e esta última localidade e Beja, podem trazer uma nova realidade aos 37,5 quilómetros nas acessibilidades da região.

As populações dos concelhos de Beja e Ferreira do Alentejo, não esquecem a decisão do Governo de Pedro Passos Coelho, quando em setembro de 2011, o então secretário de Estado das Obras Públicas, Sergio Monteiro, reconheceu a suspensão nas obras da SBA por “dificuldade” de financiamento do consórcio a que o Estado seria “completamente alheio”. Um ano depois as Estradas de Portugal anunciavam a decisão de não construir a autoestrada por ser “um equívoco técnico”, porque “o tráfego previsto não justificava a criação de uma autoestrada”, tendo sido gastos até então 35 millón.

Ayer, entre as Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio, Construções J.J.R. & Niños, SA e Tecnovia-Sociedade de Empreitadas, Lda, foi assinado o contrato de consignação da empreitada do segundo troço do IP8/EN121, entre Ferreira do Alentejo y Beja, acerca de 22,5 kilómetros, una inversión 33,6 millón.

Según un comunicado del IP, a obra, entre la rotonda EN2 de Ferreira do Alentejo y la rotonda del aeropuerto, en Beja, “teve hoje (ayer) início” e está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) y su principal objetivo es “mejorar las condiciones de circulación y seguridad, entre las dos ubicaciones, mediante la mejora estructural del tramo y también del cruce urbano de Beringel, con la construcción de una variante”, justificar.

Ningún documento, a empresa responsável pela gestão das estradas em Portugal, añade que “la construcción de la Variante Beringel, Tendrá un perfil de dos carriles por sentido y reestructuraciones en desnivel e interconexión con el giro existente”., agregando al IP que este proyecto “contribuirá a la mejora de las conexiones viales en la región”, concluir.

El Lidador Noticias (LN) apurou que no contrato subscrito entre a IP e consórcio consta que no traçado a requalificar ira ser criada “a introdução de uma passagem de fauna e uma barreira para elevar o voo das aves”, sem concretizar do que realmente se trata.

La construcción de la variante Beringel, condado Beja, estava definida na designada Subconcessão do Baixo Alentejo, e é considerada como “essencial para a segurança de pessoas e bens, ya que se cruza a diario, en ambas direcciones entre España/Beja-Lisboa, por duas centenas de camiões”, começou por dizer ao LN, o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade.

Vítor Besugo revelou que nos cerca de 600 metros de atravessamento rodoviário da vila, “nesta campanha de azeitona já tivemos quase uma dezena de camiões a derramar bagaço de azeitona para a estrada e muito pior, para dentro das casas”, terminado.

Sucesivamente, Presidente del Ayuntamiento de Beja, que este presente na assinatura do contrato, defendeu que as obras “são de uma importância extrema para termos um bom acesso e com segurança à A26/A2. Foi o culminar de um trabalho levado a cabo nos últimos seis anos por várias entidades, autarquia incluída”, Paul justifica arsénico.

Há já algumas semanas que estão a decorrer as obras de requalificação no troço da EN259, entre Santa Margarida do Sado y Ferreira do Alentejo, com ligação à rotunda do troço da A26, Grândola Sul/Malhada Velha, que inclui a construção de uma variante em Figueira de Cavaleiros, una sección de 15 kilómetros, ¿Dónde se invertirán? 30,5 millón.

Teixeira Correia

(periodista)


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