En un comunicado, el IPBeja justifica que en la primera fase del Concurso Nacional de Acceso a la Educación Superior, (CNAES), completado 66% la 512 vacantes disponibles a través de su 14 grados.
Segundo a instituição “a colocação de 337 novos estudantes resultou num aumento percentual, 4% interanual, destacando-se o facto de terem sido preenchidas a totalidade das vagas em metade das licenciaturas, o que reforça o posicionamento da instituição no panorama nacional”, acrescentando que este resultado positivo “contrasta com a diminuição de estudantes colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica, com uma diminuição de 2% (12 868 estudantes colocados), así como, a diminuição de 1,3% no número total de candidatos a nível nacional (58 301) face à mesma fase do concurso nacional em 2023”, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciencia e Innovación.
O IPBeja revela que aos 337 Nuevos estudiantes, somam-se ainda os candidatos aprovados nos concursos locais, onde se inclui: concursos especiais; concursos para titulares de grau académico; concursos para detentores de cursos de dupla certificação e cursos artísticos especializados; e concursos para estudantes internacionais.
De salientar diz o Politécnico que “no âmbito do concurso local, se registou a entrada de mais 50 novos estudantes no curso de Solicitadoria a distância. A entrada de novos estudantes, tanto pelo CNAES como pelos demais regimes, projeta um cenário otimista para as próximas fases do concurso nacional”, justificado.
O número de novos estudantes já colocados nesta 1.ª fase permite ao IPBeja “encarar a próxima fase do CNAES (que resultará de 26 de agosto de 4 de septiembre) com otimismo. Da totalidade de vagas colocadas a concurso a nível nacional, sobraram 4 996 vagas para a segunda fase, representando uma diminuição de 4,1% em relação à mesma fase do concurso de 2023. Dos candidatos à primeira fase do concurso, 85,7% já foram colocados, en que lugar 87,8% dos estudantes agora admitidos foram colocados numa das suas três primeiras opções”, extremos.
O IPBeja lembra que disponibiliza diversos serviços de apoio, incluindo atividades sociais, culturais e desportivas, que visam atender às necessidades e expectativas de todos os estudantes. Além destes aspetos, através da nova residência, que se encontra em fase de construção, o IPBeja disponibilizará mais 503 camas e assim reforça a oferta de alojamento estudantil já existente na instituição.