Mario Thomas, Alcalde de Mértola, participó en la presentación de la candidatura “La ciencia llega a la ciudad”, que tuvo lugar en el Pabellón del Conocimiento, en Lisboa.
Este projeto europeu pretende levar a ciência a diversas cidades do país e da Europa ao longo do ano de 2026.
Num gesto simbólico, o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, juntamente com outros autarcas, assinalaram no mapa de Portugal o seu apoio à candidatura.
Este evento dá início a uma maratona científica que promete transformar 2026 num ano notável para a ciência, abarcando 26 bairros em Lisboa, 26 cidades e vilas em Portugal, y 26 cidades e vilas nos 26 Estados miembros de la Unión Europea.
Inspirados pelo êxito da Cidade Europeia da Ciência em 2022, a Comissão Europeia e a Ciência Viva estão a planear um amplo conjunto de atividades para promover a cultura científica e tecnológica em todo o continente. Este esforço também celebra o 30º aniversário da Ciência Viva, reafirmando o compromisso de tornar a ciência acessível e participativa para todos.
Durante a sua intervenção, Mário Tomé sublinhou a importância deste programa para o futuro da ciência e para o envolvimento da sociedade. Este evento marcou o início de um ambicioso projeto que culmina em 2026, unindo mentes curiosas e apaixonadas pela ciência em toda a Europa. Mértola, otra vez, está na linha da frente, participando ativamente neste projeto europeu.