Durante la Operación “Campo Seguro 2023” que puso fin a la 31 Diciembre el GNR capturado en el distrito de Beja 39.719 kilogramos de ático de oliva. En dos robos en enero se recuperó más 1.413 libra.
Militares do Destacamento Territorial de Moura da GNR detiveram 9 gente, seis homens e três mulheres, entre 20 y 42 años de edad, por furto de azeitona no concelho de Moura tendo sido apreendidos 733 kilos de esa fruta.
O Comando Territorial de Beja revelou em comunicado que os nove suspeitos foram detidos no sábado, día 13 Enero, após ter sido recebida uma denúncia, os militares conseguiram localizar e intercetar os suspeitos, quando “realizavam a colheita de azeitona, sem o consentimento do proprietário do olival”.
As nove pessoas foram, es por eso que, detidas em flagrante delito e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura, tendo a GNR apreendido, más allá de la 733 kilos de aceitunas, diverso material relacionado com a colheita. A operação contou com o reforço de militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
A última apreensão ocorreu no passado dia 11 Enero, quando os militares do Posto Territorial da Vidigueira detiveram oito homens e três mulheres, con edades comprendidas entre 16 y 43 años de edad, de robo de oliva. No decurso da ação, foi possível aprender o seguinte material: 680 kilos de aceitunas, três veículos ligeiros de passageiros e diverso material relacionado com a colheita. Os suspeitos foram detidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Cuba.
Recorde-se que no balanço da Operação Campo Seguro 2023 a Guarda Nacional Republicana, revelou que desde o dia 26 de junho e até ao dia 31 Diciembre 2023, tinha recuperado no distrito de Beja 39.719 kilogramos de ático de oliva. No decurso da operação a GNR deteve 122 pessoas e na identificação de outras 299 maioritariamente por crimes de furto nas explorações, a esmagadora maioria no distrito de Beja.
Teixeira Correia
(periodista)