Moura: Herdade da Contenda gana premio nacional.


Herdade da Contenda ganó el Premio Nacional de Paisaje 2020. Esta es una distinción honorífica creada en 2012, en el marco de la implementación del Convenio Europeo del Paisaje.

A iniciativa promovida pela Direção Geral do Território, pretende premiar o mérito de quem, en Portugal, contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e promove a sensibilização para a importância da paisagem na qualidade de vida. A candidatura vencedora é selecionada para representar Portugal no concurso relativo à atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

A empresa municipal Herdade da Contenda participou com a candidatura “Uma paisagem de referência na Raia – A Herdade da Contenda”. Trata-se de um projeto de referência para uma gestão sustentável do uso do solo, inspirador da importância da paisagem enquanto recurso e demonstrador de como a interação humana com os sistemas naturais a pode construir, destruir e reconstruir.

Na Herdade da Contenda, as transformações que refletem a história naquela situação raiana, resultam de uma ligação ancestral entre a terra e os seres humanos, onde é difícil distinguir onde começa uma e acaba a outra. Es, después de todo, a paisagem alentejana e mediterrânica, numa narrativa de resiliência e capacidade de ressurgir, conservando o seu caráter.

A candidatura foi elaborada pela Herdade da Contenda, Empresa Municipal e contou com o apoio do arquiteto paisagista Nuno Lecoq, que desenvolveu em 2014 a tese de doutoramento “A Herdade da Contenda. Uma Paisagem Única como Paisagem de Referência”.

O Prémio Nacional de Paisagem 2020 será entregue, el miércoles próximo, día 09, a Álvaro Azedo, Alcalde de Moura, pela mão do Senhor Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no decorrer 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.


Compartir este mensaje en
468x60.jpg