Moura: El municipio prueba un sistema de riego innovador, para ahorrar agua.


El Ayuntamiento de Moura comenzó el viernes, la implementación de un sistema de riego, para probar la reducción del volumen de agua a consumir en los espacios verdes públicos.

O ensaio incide no relvado da Praça Sacadura Cabral, zona central da cidade de Moura, onde entre outros se localizam os edifícios da Câmara, Mercado e Cine-Teatro, con una superficie de 1.000 m2. As regas semanais no espaço vão ser reduzidas a metade e monitorizada a evolução e o comportamento do relvado.

Denominada de DryJect, é desenvolvida por uma empresa portuguesa sediada em Alverca, combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio, o que origina a retenção de água nas raízes, libertada depois consoante as necessidades das plantas.

A autarquia da “Cidade Salúquia” tem a seu cargo a gestão e manutenção dos espaços verdes de concelho e a implementação deste novo sistema visa “melhorar a eficiência hídrica dos espaços verdes e a poupança de água”, justificou o autarca mourense. Álvaro Azedo revelou que a Câmara Municipal “avalia a possibilidade de alargar a aplicação da tecnologia a outros espaços do concelho”, concluido.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg