A Câmara Municipal de Moura promove a 23.ª edição da Semana do Património Histórico, uma iniciativa que tem como objetivo valorizar e dinamizar os núcleos museológicos do concelho, bem como divulgar o património local junto da comunidade escolar e do público em geral.
O programa contempla um conjunto diversificado de atividades culturais, educativas e artísticas, proporcionando momentos de descoberta e reflexão sobre a identidade e a história local.
Entre as várias propostas, destaca-se um passeio botânico, un 16 Mayo, que explorará a simbologia e a história do Jardim das Oliveiras, a exibição do filme “Idade da Pedra”, e a comemoração do Dia Mundial das Abelhas, realizada em parceria com a APIVALE.
A Escola Profissional de Moura acolherá a iniciativa “Arqueoversas”, com a participação de Marisa Bacalhau, e a atividade “À Noite no Museu…” convida o público a viver uma experiência diferente no espaço museológico.
el cierre, un 24 Mayo, incluirá a apresentação da peça de teatro “Amor e Formigas”, pela companhia Dois artistas clandestinos, no Museu Municipal de Moura, e por um concerto a solo de Fernando Barroso, en el Museo de Arte Sacro.
Durante a semana, decorrerá ainda a atividade “Estes Cacos Que Nos Falam”, especialmente dirigida a alunos do 5.º ao 12.º ano, com o intuito de sensibilizar os mais jovens para a importância da arqueologia e da preservação do património.
Refira-se que a participação nas atividades programadas é gratuita, estando, No obstante, algumas delas condicionadas a inscrição prévia.
A Semana do Património Histórico reafirma-se, así, como um momento privilegiado de celebração da cultura, da memória e da identidade de Moura.