Navidad en Beja: La Torre del Homenaje del Castillo homenajeada en las iluminaciones navideñas de 2025.


“Castillo de Beja, subiendo allí podrás, Haces que las águilas se pongan celosas”., es parte de un poema que se puso de moda en el Alentejo escrito por el poeta bejense Mário Beirão, que ensalza la Torre del Homenaje de dicho monumento y que este año se homenajea con las iluminaciones navideñas.

Nas Portas de Mértola, artéria central da cidade de Beja, junto à centenária pastelaria Luís da Rocha, a decoração principal evoca a fortificação medieval, casi 40 metros de altura, considerada como a torre militar mais alta de Portugal, onde combateu e foi senhor, Gonçalo Mendes da Maia “O Lidador”.

Desde o final da tarde de ontem e até 6 Enero, as iluminações de Natal vão dar mais luz à cidade num investimento municipal de 80.934 euros, visando ser um chamariz à milenar e romana Pax Júlia, englobado na campanha “É Natal Em Beja”.

A época natalícia tem quatro presépios com diversos temas, como o botânico inspirado na natureza, a cerâmica demostrando a arte manual, o cristão celebrando a fé e a tradição e artístico trabalhado por artesãos locais.

A animação de rua com músicas da época, pero, onde também não faltarão os cantadores alentejanos, promovem o Mercado de Natal, que se realização nos dois próximos fins-de-semana.

Para atraer más visitantes a Beja, o Município assume também o estacionamento gratuito nos parques subterrâneos e de superfície da cidade, durante a época natalícia.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg