Cuatro agentes de los Bomberos Voluntarios de Odemira (GFA) involucrado en el accidente ocurrido el miércoles por la noche, en São Teotónio, condado de Odemira, permanecen hospitalizados en los hospitales São José y Santa María, ambos en lisboa, y Portimão.
Em estado considerado como crítico e com prognóstico muito reservado, tendo já sido submetido a uma cirurgia, encontra-se o elemento internado no Hospital de São José (Lisboa).
Também o bombeiro levado para a unidade hospitalar de Santa Maria apresenta um quadro de saúde muito preocupante. Os dois elementos que foram transportados para Portimão apresentam uma situação grave, mas menos preocupante, e somente a vítima, considerada como ligeira, y fue trasladado al Hospital José Joaquim Fernandes, en Beja, teve alta durante a manhã de ontem.
Cuando Lidador Noticias (LN), muito preocupado e combalido emocionalmente, Luis Oliveira, comandante dos GFA, referiu que “o quadro é deveras preocupante. O homem que está em São José apresenta uma situação muito delicada”, justificado. Colocado perante as causas do acidente sustentou que “estão a ser apuradas pelas autoridades. É um veículo novo recebido da Autoridade Nacional durante o ano passado”, terminado.
El accidente ocurrió alrededor de las 20,20 horas del miércoles, en São Teotónio, quando o veículo florestal de combate a incêndios regressava ao quartel em Odemira, después de combatir un incendio en Saboya.
El vehículo circulaba por la vía de acceso a Boavista dos Pinheiros, y al describir una curva terminó volcando, dejando a los cinco ocupantes heridos, anciano 37 y 43 años de edad, tendo três ficado encarcerados e dois, os que estão em estado mais grave, caídos fora do veículo
As duas vítimas, em estado considerado como mais grave, foram helitransportados para Lisboa, numa aeronave do INEM de Loulé e outros dois de ambulância para Portimão acompanhados da viatura de emergência médica (VMER) del Hospital del Litoral Alentejano, localizado em Santiago do Cacém. O ferido ligeiro foi também, transportado de ambulância para a unidade hospitalar de Beja.
Presidente da República telefonou ao comandante Luís Oliveira´
Sobre o acidente e os cinco bombeiros feridos, além de ter escrito na página da Presidência da República que está a “acompanhar, com preocupação, o seu estado de saúde”, Marcelo Rebelo de Sousa, telefonou ao comandante dos bombeiros de Odemira.
Luis Oliveira, dijo a LN, que o Presidente da República “quis inteirar-se do estado de saúde dos nossos operacionais e deixou-nos palavras de animo e incentivo, além de demonstrar a sua preocupação”, revelado.
Veículos entregues pela ANEPC ao abrigo de candidatura do PRR
en marzo 2022, La LN reveló que a través del Plan de Recuperación y Resiliencia (PRR) el Ministerio del Interior, a través de la Autoridad Nacional de Emergencias y Protección Civil (ANEPC) iria entregar veículos a sete corporações de bombeiros de seis concelhos do distrito de Beja.
A entrega ocorreu somente entre junho e outubro de 2024 e foram distribuídos seis veículos florestais de combate a incêndios (VFCi), a las corporaciones Odemira, o envolvido no acidente que fez os cinco feridos, Almodóvar, Mértola, Moura, Ourique y Serpa, y un vehículo tanque táctico rural (VTTR) a la corporación de Vila Nova de Milfontes.
Teixeira Correia
(periodista)