“Operación espejo”: El juez pronuncia 13 de 14 Demandados para el juicio por la trata de personas.


El juez de instrucción penal del Tribunal de Competencia General de Ferreira se pronunció Alentejo 13 de 14 argumentado para ser juzgado por la práctica de 35 crímenes, Siguiente “Operación espejo” De noviembre 2023.

Em causa estão trinta de tráfico de pessoas, uno para ayudar a la inmigración ilegal, una asociación de ayuda a la inmigración ilegal, un blanqueamiento capital, Una falsificación de documentos o falsificación y una detención de armas prohibidas. Também sete sociedades comerciais foram pronunciadas para julgamento pelos mesmos crimes.

A decisão foi tomada na tarde da passada sexta-feira, tendo a juíza Adriana Reis Martins, decidido não pronunciar Fernanda Cotto Garcia, de 51 años de edad, residente em Camino de Morón, em Sevilha, pelos crimes de que estava acusada.

Nove dos acusados pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Évora, pedido a la instrucción de abrir el proceso, mas na quinta-feira durante a única sessão, somente dois dos arguidos, ambos de nacionalidade espanhola, prestaram declarações.

Entre os arguidos que pediram a Abertura da Instrução e se mantiveram em silêncio estava Sónia Brito, a técnica de contabilidade e gerente de uma sociedade do sector, que é descrita na acusação como a pessoa que “auxiliava e facilitava a entrada ilegal de vítimas imigrantes angariados/contratados por Elvis Stinga, redigir os contratos de trabalho e colaborava na constituição de novas sociedades, que prestavam auxílio na estrutura empresarial de fachada criada pelos arguidos”.

Antes de proceder à leitura da Decisão Instrutória, a magistrada fez questão de referir que lhe atribuída uma “Missão Impossível” uma vez que o processo só lhe foi distribuído no passado dia 12 Marzo, o que lhe deu um curto tempo para analisar um processo daquela magnitude.

Adriana Reis Martins teve que um cumprir a tarefa, sob pena de ter que libertar os arguidos, por exceso de prisión preventiva. el juez, encontró el Lidador Noticias, apontou o dedo ao Ministério Público que usou os prazos até à última hora, chamando a atenção do MP para que tal não volte a suceder.

Logo que receberam a cópia da Decisão Instrutória, os advogados poderão recorrer para o Tribunal da Relação de Évora (TRES) o que pode fazer com que os arguidos possam vir a ser libertados por excesso de prisão preventiva.

Pedro Pestana, advogado de Tatiana Cretu, cunhada do alegado cabecilha Elvis Stinga, disse ao Lidador Notícias que “tenho a convicção que, en juicio, os factos não serão provados, tal como ocorreu no megaprocesso de tráfico de seres humanos julgado no passado dia 31 Enero, em que todos os arguidos foram absolvidos. A acusação é construída com base em meros indícios, suspeitas e deduções apressados, defendeu o causídico.

O processo nasceu na sequência da “Operação Espelho” levada a cabo pela Polícia Judiciária, en 21 De noviembre 2023, em que foram detidas 14 pessoas no processo titulado pelo DIAP de Évora, que centenas de imigrantes foram aliciados para trabalhar no Alentejo e acabaram explorados.

La actividad de los acusados ​​desarrollados entre 2019 y 2023, que generó miles de euros de ganancias, que el MP quiere revertir al estado, y eso se traduce en la pérdida de ventaja de 9.143.089,03 euros, de diez vehículos y cuatro motocicletas 4×4 incautado. En la operación realizada por PJ, En las residencias de los acusados ​​también fueron incautados 4.060 efectivo en euros.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg